Lisboa, Direcção Nacional da PSP - Com a saída do Director Nacional Adjunto para a Área de Operações e Segurança, Superintendente Chefe Chumbinho, o reboliço começou: Francisco Oliveira Pereira, COMETLIS, avança para aquele lugar. Para o COMETLIS, vem Guedes da Silva (o verdadeiro Sr. Euro 2004 para a área da Segurança) da Madeira. Para a Madeira, avança Barreira, que entretanto sai da Polícia Municipal do Porto. E aqui começa o problema: quem ocupará aquela cadeira de poder? Para já perfilam-se três candidatos: Um está em Lisboa, outro está no Porto e o terceiro acabou de chegar de uma missão no estrangeiro. Nomes? Talvez no próximo post.
Há ainda quem acredite que a Polícia e os polícias estão do lado de lá da barricada, contra o povo. Confesso que me apoquenta essa idéia. As polícias nunca estiveram tão perto dos cidadãos como agora; há em alguns locais - parece mentira mas é verdade - que a hierarquia quase se esbateu. As Polícia e os polícias estão tão próximo do povo que qualquer dia os tribunais deixarão de ser necessários, porque tudo se resolverá na imprensa, com julgamentos populares e instantâneos... E só estaremos a emitar os politicos. Por ocasião da visita dos polícias à sede dos sindicatos dos professores na Covilhã não houve politico que não batesse na Polícia. Só um Sindicato (de polícia, o SNOP) pareceu estar ciente do que se passou. O Ministro quer ir à Assembleia da República explicar o que se passou. Então já não há Director Nacional? Depois não se admirem! Quanto ao Sindicato da Covilhã..., bem, vou ali e já volto!
1 / 19.JAN.08 Polícias enfrentam fogo para salvar mãe e filho Daniel Costa e Bruno Campos, dois agentes da Esquadra de Sacavém arriscaram a vida num andar em chamas para salvar mãe e filho.
Relatório Final
1 / 09.NOV.07 Oficial aparece morto na sua viatura na Amadora Um oficial da PSP apareceu hoje de manhã morto no interior da sua viatura num parque de estacionamento junto ao Hospital Amadora/Sintra, anunciou a corporação em comunicado.(Diário Digital)
3 / 12.DEZ.07 Madeira: Agente principal da PSP põe termo à vida Um agente principal da PSP, de 43 anos, pôs termo à vida por ingestão de produto altamente tóxico. Tinha apoio psicológico e esteve [anteriormente] internado numa instituição de saúde. Não tinha arma distribuída, como medida cautelar. Deixou dois filhos menores. (Jornal da Madeira Online)
4/ 16.SET.08 Moura: Agente da PSP suicidou-se com arma de serviço Um agente da PSP, de 26 anos, natural do Alentejo mas a exercer funções em Lisboa, pôs termo à vida, com um tiro, com a arma de serviço, uma Glock 9mm. Razões passionais estarão na origem do sucedido. (Diário de Notícias)
5/ 28.SET.08 Valongo: Agente da PSP suicidou-se com arma de serviço Um agente da PSP do Porto, da Divisão de Investigação Criminal, de 34 anos, pôs termo à vida, na sua residência, com a sua arma de serviço. Casado, com um filho de cinco anos. (Diário de Notícias)
5 / [??].[ ??? ].08 TAVIRA: Agente desferiu tiro na cabeça com arma de serviço P.J.R. de 38 anos, agente da PSP, em serviço na Esquadra de Tavira, matou-se na noite de anteontem. Tinha Medalha de Mérito por ter salvo duas crianças em incêndio. (Correio da Manhã)
6 / 29.MAR.09 Morte de Oficial abala polícias O corpo do 2.º Comandante distrital da PSP de Santarém, Subintendente [...] que caiu ao Rio Tejo na sexta-feira, ao final da tarde continuava [...] por encontrar.Tudo leva a crer que se tratou de suicídio.(Correio da Manhã)
7 / 12.DEZ.09 Vila Real: PSP suicida-se em casa Um agente da PSP de Vila Real suicidou-se ontem, com um tiro na cabeça, na sua casa, no Bairro Velho da Sardoeira, no mesmo concelho trasmontano. J. N., tinha 48 anos e era operador de rádio e telecomunicações.(Jornal de Notícias)