Saturday, April 25, 2009

118 / Segurança, Sentimento e Opinião

Publicou a revista «Visão» no seu último número ( 842, 23 a 29 de Abril) um estudo de opinião. O resultado desse estudo é interessante, pois aponta aquilo que mais nos caracteriza enquanto portugueses: o verdadeiro espírito de contraposição (não não nos enganámos. É mesmo contraposição). Nós queremos mas não queremos. Nós gostamos de uma coisa... porque odiamos outra. Melhor que sermos melhores em alguma coisa, é haver alguém pior. E quando somos piores, gostamos de ser os melhores nisso. Funcionamos por contrapeso. Já a Lili dizia que «estar vivo é o contrário de estar morto» originando um absurdo coro de textos de gozo acerca da elegante senhorita; como se pelo facto de existirmos estivessemos a viver. Enfim. Voltando ao estudo, que trata de do 25 de Abril/Revolução/Liberdade/etc., verifica-se então que aquilo que os portugueses sentem mais falta é PODERMOS SAIR À NOITE À NOSSA VONTADE E COM SEGURANÇA (35,1%). Perguntado se HÁ LIBERDADE EM PORTUGAL?, a resposta foi mais contudente, pois cerca de 71% respondeu que sim. Mais espantosa, é a percentagem de portugueses que nada abdica para que a tão propalada insegurança possa vir a diminuir, isto é, num claro exercício «QUERO, MAS NÃO QUERO!». Vejamos:
PERGUNTA GENÉRICA:
CONCORDA EM ACABAR COM ALGUMA DESTAS LIBERDADES PARA MELHORAR A SEGURANÇA OU ECONOMIA DA PAÍS?
- Buscas policiais sem autorização dos juízes [SIM: 22,6% - NÃO 64,9%]
- Levantamento de sigilo bancário [SIM: 41,1% - NÃO 43,2%]
- Detenções policiais sem factos para culpar as pessoas [SIM: 9,0% - NÃO 82,8%]
- Escutas telefónicas e visionamento do correio electrónico sem autorização de um juíz [ SIM: 18,5% - NÃO: 65,2%]
- Videovigilância nos lugares públicos [SIM: 69,7% - NÃO: 20,8%].
Resumindo: queremos os lugares com videovigilância, mas que no fim não servirão para nada pois a recolha de imagem, mesmo que levante suspeitas, ou apresente indícios de crime, nada adianta, pois não queremos um trabalho policial sem validação de um juíz, não podendo deter um suspeito para averiguar ou salvaguardar qualquer prova inicial e muito menos escusam de pedir o levantamento do sigilo bancário.
[Será que seria pedir muito, para contento do pessoal, e para se sentirem mais seguros, se fechássemos as portas, pelo menos, de sexta à tarde a segunda de manhã?]

6 comments:

Anonymous said...

É o que temos ou, talvez mesmo, é o que somos!
Os resultados deste estudo/sondagem não admiram ou não sabem quem é que o povo escolheu para as câmaras de Felgueiras, Gondomar ou Oeiras?! O povo não quer corrupção, mas quer!

Anonymous said...

Este post é duma verdade dolorosa. Somos assim muitas das vezes, sim senhor! Não sabemos o que queremos. Já o nosso barbeiro mais famoso (o António Variações) dizia que «só estou bem aonde eu não estou porque eu só eu só quero ir aonde não vou...»
Aliás, este tema da «contraposição» já foi abordado aqui duma forma simples, sóbria e bem directa quando escreveu o post «107/Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa». Continue, ou continuem o (bom) trabalho que, apesar de não concordar com tudo o que aqui está (nem podia ser), é um espaço muito interessante.

Anonymous said...

A parte do fechar de sexta a segunda, assino já para que haja igualdade de tratamento com a GNR.Quanto ao conteúdo do Post, só posso concordar, acrescentando só que por esta casa também há quem seja um pouco assim, quer fazer qualquer coisa, mas não quer a possibilidade de prejudicar a carreira ou o lugar.

Anonymous said...

"Viva Portugal!!!
Uns estão bem e outros mal!"
(...)
"Mas quem está bem, não está completamente bem, podia estar melhor. Olha o meu vizinho -não sei onde é que o gajo arranja a massa- tem um emprego pior que o meu, mas tem cá um carro..."
(..)
"Podia estar pior, olhem para aqueles pretos em áfrica!"
Mas também:
- Campeões em solidariedade, ajudámos Timor, mandamos equipas para terramotos, temos um Banco Alimentar a superar todas as expectativas.
Somos solidários na desgraça alheia.
Somos invejosos no sucesso (alheio).
Somos assim
Já diziam os Romanos: "Há lá no fundo da península um povo que não se governa nem deixa governar" That´s my people. That's what we are!

Anonymous said...

Depois de tanto disparate sobre a Investigação Criminal; sobre as "especialidades" na PSP; sobre o conceito de serviço policial/judicial, finalmente este Blog brinda-nos com um post com cabeça, tronco e membros e de qualidade superior!
Parabéns ao Blog.

Anonymous said...

E que tal "regime de prova" para o quadro de "dirigentes" desta casa? Se não forem capazes de levar o barco a bom porto, podiam passar ao quadro de mobilidade, com destino a uma qualquer polícia municipal ou empresa de segurança.Digo dirigentes porque não posso dizer liderantes, sem ofender a minha consciência.