Thursday, April 30, 2009

120 / Trabalhar por Objectivos - (2)

Porque será que admiramos as empresas privadas quando elas aparecem diante de nós com a arrogância do resultado porque, alegadamente, têm uma boa organização e uma boa gestão e desprezamos o equivalente do sector Estado?
Porque será que fechamos os olhos à disciplina imposta, baixos salários, excesso de carga horária, fardamento, etc., só porque é do sector privado?
Porque será que o sector Estado é massacrado se é geralmente cumpridor?
Porque será que causa celeuma, enquanto trabalhadores do Estado, uma directiva quanto à forma de vestir numa Loja do Cidadão e enquanto trabalhadores privados, seja em grandes superfícies, em bancos, a vender roupa, sapatos ou servir bicas à mesa, o primeiro acto de empresa e de aceitação das condições de trabalho é pôr o funcionário fardado e ... Silêncio?
Porque será que o Estado não pode impôr/negociar objectivos com os seus funcionários?
Porque será que sempre que a PSP traça objectivos, vêm logo os OCS dizer que é «caça à multa» ou «é repressão» e «não é prevenção» e outra série de barbaridades que nem vale a pena mencionar?
Só por curiosidade,e porque se fala em objectivos, republica-se hoje, ao entrar em Maio, a mensagem 70 / Trabalhar por Objectivos [11 de Maio de 2008].
«Todas as organizações trabalham por objectivos. Sejam elas públicas ou privadas. Há objectivos que, pelo empenho, podemos com maior ou menor dificuldade atingir: dependem de nós. Há outros, refectindo-se na nossa área de actuação, pouco ou nada podemos fazer, limitando-nos a registá-los: não dependem de nós. Há outros que, não dependendo totalmente de nós, mas também, sendo facilmente alcansáveis podem ter o efeito perverso, pois o registo do fenómeno, se não for bem analisado, corre a desfavor. Em todo o caso, anualmente, quando analisamos os números [que erradamente insistem em chamar estatística] verificamos que há uns números [registos de crimes] que sobem, outros que descem. É normal. O que não é normal é crucificarem uma organização porque tem objectivos. Menos normal, é o representante dessa organização, sentir a necessidade de vir comentar o comentário do comentarista que comentou o que ouviu dizer que havia sido comentado, algures numa região do país. Todos temos objectivos».

18 comments:

Francelina Dias, a Polícia Felina said...

Porque será que é do Comando do Porto que saem as historietas mais absurdas para os jornais? Será que a malta não pensa que apesar de ser verdade o que dizem, queixar-se a jornalistas é só dar uma péssima imagem daquilo que (não) somos, pois é confundir a árvore com a floresta. Será que em nossa casa temos tudo como queremos? Será que temos o carro que queremos? Será que temos tudo o que gostaríamos de ter? Será que somos tudo o que gostaríamos de ser? Não usem a organização que nos dá de comer para deitar abaixo!!! Não reparararm que se fossemos da QUIMONDA, YASAKY SALTANO, OU MAIS UMA DAS MILHARES EMPRESAS QUE JÁ FECHARAM, bem gostaríamos de ter objectivos? Ainda não perceberam que os jornalistas, tão simpáticos, tão risonhos, tão compreensivos, enquanto à nossa frente, são uns cabrões quando têm o computador à frente? Não se aperceberam que essa malta goza connosco?

Anonymous said...

Bom texto este, que deveria obrigar muita gente a reflectir.
Eu acho que muitas destas notícias já apenas servem para chacota jornalística.
Mas, a instituição PSP como outras, também têm culpas no cartório. E a culpa advém da falta de tomada de posição dos seus responsáveis. O habitual "sim, mas, quer dizer.." levam a que coisas destas continuem a ser notícia. Se a notícia dos contactos de polícias com escolas aquando da preparação de uma greve ou manif, tivesse como resposta da DN um "sim e qual é o mal? Foi o que fizemos e continuaremos a fazer!" Se estas notícias sobre objectivos de detenções ou mesmo de contra-ordenações tivessem como resposta da DN "sim, esta é uma forma de medir a actividade policial e em particular dos profissionais de polícia, que assumimos e que continuaremos a fazer!", não tenham dúvida que, se assim fosse, estes assuntos só seriam notícia uma vez pois, com respostas destas não o voltariam a ser.
Mas que raio de polícias são aqueles que põe em causa que uma Esquadra de Investigação Criminal tenha por objectivo efectuar um determinado número de detenções?! Se há serviços na PSP que trabalham essencialmente para a prevenção, outros há que trabalham para a repressão, entre os quais as EIC's. Ou também haverão polícias a pensar que não deve haver repressão?!

Anonymous said...

Francelina:
Ao contrário de outros textos seus,(verdadeiramente beras) este nem está mau de todo!
Tem toda a razão na parte da adjectivação dos jornalistas, concordo plenamente.
No entanto, o que está mal tem que ser denunciado sob pena de estar-mos a compactuar numa PSP de fantasia em que tudo aparenta bem! É isso que quer?
Não queira comparar a instituição que serve com as empresas particulares que referiu, pois não há comparação possível, nem sabe o que verdadeiramente esteve por trás da bronca que deram.
Quanto à PSP "lhe dar de comer", pela sua maneira de falar parece que a instituição lhe faz algum favor em pagar o seu vencimento; não é a PSP que lhe põe comer na mesa, é o seu trabalho diário!
Quanto aos objectivos, é óbvio que temos que ter objectivos no trabalho que desenvolvemos, agora as coisas não podem ser "cegas", sob pena até de serem cometidas ilegalidades com a febre de cumprir os ditos.

Anonymous said...

Assiste-se hoje a uma indisciplina generalizada nas FS. Aproveitando-se dos blog vêm para a praça pública lavar roupa suja, esquecendo-se que ao fazê-lo se estão a desprestigiar e dar um péssima imagem do que são ou não são.Alguém gosta de dizer mal da família em público? É preciso ser muito mal formado para o fazer. Se há nove sindicatos para que servem? Não seriam esses os locais ou entidades indicados para promoverem o levantamento das questões e tentar resolvê-los junto das entidades responsáveis já que pelos vistos os chefes deixaram de o fazer? Ou servirão para dar guarida a uns quantos que à pala de trabalho sindical se baldarem ao seriço e continuarem a receber os respectivos suplementos? Claro que os jornalistas são uns abutres que querem é o escândalo, a pequena irregularidade para depois fazerem a "cacha" de que se alimentam.É gente que não se devendo hostilizar ,se deve evitar. Mesmo aqueles que lhes pagam almoços na mira de os comprar acabam sendo suas vítimas. São tão cínicos que chegam a denunciar situações dos outros que existem entre eles. Sei o que digo. Cautela pois e portem-se como agentes de autoridade para merecerem o respeito do cidadão que vos paga. Para terminar aqui vai uma situção que não deveria existir. Numa rotunda movimentada da cidade, dois automobilistas colidem por não saberem circular dentro das rotundas. Só danos e de pequena monta. Perturbação na circulação. Passa um motociclista da psp. Nada. Segue em frente. Lodo de seguida dois carros patrulha(CP). Idem. Foram todos concentrar-se numa esquadra próxima existente. E a perturbação no trânsito continuou até...? Será preciso polícia para servir assim?

Anonymous said...

Como vem sendo habitual, os políticos em geral a esquerda em particular só vive e produz leis em função do sector do Estado e seus servidores,tudo o resto os actuais ou os antecedentes governantes limitaram-se e limitam-se fizer leis a pensar preparar o seu futuro,acerca da contestação á forma de atavio nos serviços públicos, não consta que a esquerda complexada tenha exigido o fim da jaleca, aos ajudantes de cozinha, de certo modo reiditaram aquela antiga frase ao contrário, (tudo contra a Nação,nada pela Nação),embora vivam à custa dela dizer defender mais e melhor estado continuam arreigados ao nacional porreirismo.

Anonymous said...

MAY 2 2009 .5.28 AM.
Apesar de ter razão no que afirma acerca de lavagem de roupa suja na praça pública, acabou por cometer os mesmos erros que tanta repulsa lhe causam e acabara de criticar.

Anonymous said...

Não vejo em quê e de que forma?

Anonymous said...

Se não vê é porque não quer ..

Anonymous said...

Se eu trabalhar numa peixaria e disser aos clientes que o peixe que o patrão diz ser «fresco» afinal é de «ontem», o meu dever de lealdade (tanto para o patrão como para com o público fica garantido?)

Anonymous said...

Apontar erros é crime? Não me incomoda nada que me apontem erros. Se forem justos servem-me para minha correcção. Só assim melhoramos como pessoas e profissionais. De contrário caimos em ilusões como alguns políticos que nos (des)governam.Mas não voltarei a dizer o que penso para não incomodar.

Anonymous said...

Há aqui um paradox , nas suas afirmações, por um lado gosta que apontem erros e aceita a crítica para melhorar como pessoa e profissional, mas se alguém lhe faz uma crítica ainda que superficial, deixa transparecer que desiste e de querer incomodar, afinal em que ficamos,não incomoda nada, espero continuar a vê-lo por aqui.

Anonymous said...

OK. Então lá iremos continuar a trocar umas impressões

Anonymous said...

Um beijnho como sinal de pás!!!Este pessoal do SUP é lixado!!!

Anonymous said...

Desculpe, mas não venha para aqui com insinuações menos conseguidas, pois penso que não é tal coisa que o(s) autor(es) do blog anseiam.
Vamos limitarmo-nos aos comments dos artigos, e não aos comentários dos comentaristas, que comentaram o que já tinha sido comentado pelo comentador.
Um bem haja ao(s) autor(es) do blog, e que continuem o bom trabalho que têm desenvolvido até aqui, pois de certo que vão atingir o(s) objectivo(s) que se propuseram alcançar. (LOL)

Anonymous said...

Direitos iguais para gays e não gays,mas estamos a falar de coisas diferentes, eu entendo que estes deviam ter o bom senso de nem sequer se terem candidatado para uma função destas á qual em minha opinião não deviam ter acesso,sei bem qual vai ser a reação das galinholas a este meu comentário,aceito-o , mas continuo a pensar de igual modo, que tal eceitar anões e portadores de trissomia 21.. na psp, não teriam os mesmos direitos. Se fosse sócio de um sindicato que defendesse tal coisa deixava imediatamente de ser associado.

Anonymous said...

Então, não se ppassa nada, assim é que estão bem caladinhos.

Anonymous said...

Ai,olarilóleeeeeeeeeeeeeeeee

Anonymous said...

Mais um paneleiro que integra listas do PS,já nem o Bloco o quer.