Sunday, May 10, 2009

122 / Esta Desordem

Afinal começa a ser cá dentro! E, como sempre, toda a gente quer dar opinião. Começa-se a ouvir tudo de todos. Desde o cidadão anónimo (normalmente o mais sensível aos efeitos da desinformação) aos doutores, todos produzem a sua opinião. Todos traçam o seu cenário. Independentemente de todas as "verdades" produzidas, dá-nos sempre a sensação de que ninguém vai realmente ao fundo da questão, que ninguém questiona o que realmente está por detrás desta erupção de problemas que se registam no Bairro da Bela Vista. Quanto a nós a pergunta chave é a seguinte: A quem serve esta desordem? Só pode servir aos marginais, criminosos, traficantes e todos aqueles que querem demonstrar entre portas (leia-se, o próprio bairro) que podem controlar o bairro. Esta desordem serve como banco de ensaio para algo que está para acontecer efectivamente. Desordens como esta, têm demonstrado até que nível se pode chegar com uns "fogachos": 1.º Ministro falou, Ministro da Administração Interna falou, Governadora de Setúbal falou e o Director Nacional da Polícia... concordou.
Esta desordem, este incidente (é bom recordar que desta vez o assunto não foi por causa da PSP ter morto ninguém, mas disso ninguém fala, vá-se lá saber porquê) deveria ser gerido publicamente com um Porta-Voz Policial e nada mais. Atenção que se disse, repete-se, deveria ser gerido públicamente, por um Porta-Voz Policial e não com a presença dos mais altos representantes políticos no terreno.
Elevar a fasquia política tal como feita, mais do que um erro, é um erro estúpido, pois não se está a valorar correctamente o caso, mas sim a valorizar exponencialmente os estrategas da desordem!
Toda a gente fala que aquele bairro tem graves problemas sociais, mas a crise que se vive é policial. É neste âmbito que tem que começar a ser resolvida. A Polícia, ou qualquer outra força de segurança, tem que ter a oportunidade de gerir efectivamente a crise. Tem que haver sinais claros que os actos criminosos têm consequências e que os actos policiais têm a correspondente resposta dos Tribunais. Mas pelos vistos, infelizmente, a Magistratura Portuguesa mora noutro país (ou pelo menos noutro bairro) pois não adianta apresentar em tribunal qualquer indivíduo que tenha sido detido pela sua participação na desordem, sem que este seja imediatamente solto!
Concluindo: o teste em Lisboa já lá vai, o de Setúbal em realização.
À 3ª será de vez?

22 comments:

Zé Guita said...

Excelente!
Até que enfim, uma visão correcta da ameaça, que está mais do que bem desenhada, e uma postura adequada quanto ao empenhamento das hierarquias "falantes".
Falar menos e agir mais, ensina a prática.
Resguardar o comandante, que não deve empenhar-se directamente em primeira linha; uma vez empenhados os primeiros responsáveis esgota-se a hierarquia.
A comunicação é importante, mas deve ser muito bem controlada. É necessário estabelecer a prioridade operacional e não a do "Estado espectáculo".
As operações implicam muito mais do que apenas a Belavista.
Força PSP!!! são os votos do Zé Guita.

Anonymous said...

Eu vi o Comandante do CD Setúbal na linha da frente e a prestar declarações aos OCS...

Anonymous said...

Numa primeira fase também vi o Comandante de Setúbal. Mas face aos "protocolos" de incidentes tácticos, ele deveria ser resguardado, como viria a ser, falando, e bem, o Subintendente Resende. No entanto este foi "esvaziado" pela intervenção do MAI/Gov.Civ.Setúbal/DNPSP. Quanto ao post, subscrevo-o.

Anonymous said...

Não contem com a resolução da criminalidade enquanto aparecerem políticos empenhados em reslvê-la. Gostei da exibição pelos marginais das suas acrobicias motoqueiras,mostram o quão estão preparados para a sua actividade e são tambem uma réplica ás recentes demonstrações exibidas na UEP nas comemorações para fazer face aos mesmos,enquanto isto a maior parte dos políticos e poder judicial, continua míupe pensando combater criminosos da pior espécie que nada respeitam com palmadinhas nas costas.

Anonymous said...

Assim se vê a necessidade de "Especialistas" nas nossas fileiras.

Anonymous said...

A questão vai ser resolvida pela inteligência.Quanto aos especialistas de cá e não de cá, o balão esvaziou-se com inteligência.Os verdadeiros intervenientes sabem do que falo.Relativamente á comunicação para o exterior, o problema é sempre o mesmo, falta de estratégia.

Anonymous said...

Correndo o risco de ser maltratado como é hábito acontecer aos que não são da cor, sempre vou dizendo que não gostei de ver na
TV policias mandarem as pessoas para casa e proibi-las de estar ás janelas das suas moradias. Que eu saiba o recolher obrigatório está tipificado na lei e não é competência dos policias. Quanto ao resto deixo isso aos especialistas.

Anonymous said...

May 12, 2009 4:10 AM:
Os Policias sabem muito bem a legislação relativa ao "Recolher Obrigatório" e ao estado de sitio e de emergência! E se pensa o contrário não conhece os Policias nem a Policia, como está espelhado nesse seu infeliz comentário.
Numa situação daquelas a Policia aconselha vivamente as pessoas a não estarem na janela e a irem para casa; a forma como o fazem é adequada ao cenário em que se encontram, e o dito é bastante hostil logo as instruções tem que ser dadas de uma forma algo peculiar.
Antes de falar, devemos estar informados e conhecer minimamente o assunto que comentamos, sob pena de dizer asneira pura e dura como foi o seu caso.
Já agora, não se vitimize com essa do "ser mal tratado"! quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

Anonymous said...

Mas não acham, que o problema têm vindo a ser tratado por especialistas, comentaristas, e sociólogos de todo o género desde á mais de trinta anos cujos resultados estão agora em evidência, mas os ditos analistas entendem que a política seguida até agora ainda não é suficiente, continuam a bater na mesma tecla,o resultado das suas terapeuticas irão tê-lo pela certa, apenas é uma questão de tempo.

Anonymous said...

Tal como era de esperar lá veio a bordoada. Será que não é possível conviver,esclarecer, até mesmo os "ignorantes" sem ser agressivo, contundente a raiar a má educação?Ao que chegou a sociedade portuguesa! Não se esqueça que este blog também deve ser uma espécie de relações públicas da polícia e como tal um pouco mais de cordialidade não lhe ficaria mal. Não sei se o autor é graduado ou não. De qualquer modo teve certamente noções mínimas de como contactar com o público e gerir situações porventura menos simpáticas ( não é o caso).Não sou lobo nem quero quero vestir qualquer pele. Apenas e só um cidadão responsável, que diz o que pensa mesmo que isso desagrade, mas sempre usei de urbanidade e
compostura na exposição dos meus pontos de vista. Aceito o contraditório mas detesto arrogãncia e prepotência.

Anonymous said...

Mas há quem queira ser isso mesmo, lobo.Se sinta desse modo realizado e vanglorie dos seus feitos,o resta è conversa de chácha, se ainda não teve oportunidade de presenciar ou passar pela experiência,ainda está muito a tempo, quando isso lhe suceder,espero se comporte de forma cortês e colaborante mais possivel, assim mandam as regras de educação e boas maneiras.

Anonymous said...

Sei do que falo. Sou colaborante por natureza.Experiências já as tive.Não prescindo do direito á indignação .E mais não digo.

Anonymous said...

(...)"Esta desordem, este incidente (é bom recordar que desta vez o assunto não foi por causa da PSP ter morto ninguém, mas disso ninguém fala, vá-se lá saber porquê"(...)
Sinceramente não compreendi o que pretendeu dizer com esta frase, mas pergunto-lhe se lhe faz diferença que tenha sido a GNR a abater um marginal no âmbito de uma actuação policial com cobertura legal? FAz alguma diferença? è preciso reforçar o quê? que não foi a PSP mas a GNR? sinceramente não entendo, mas acho lamentável!Assim não se chgega a lado nenhum, perde-se tempo nestas observações....

Anonymous said...

Ainda bem que não se deu importância ao facto de ter sido a GNR e não a PSP a abater o assaltante. No entanto, não tenho grandes dúvidas que, se fosse ao contrário a GNR teria explorado isso... Aliás, se isto fosse ao contrário teria sido lindo, teria, teria... já tinham mandado para a Bela Vista os militares que vieram do Iraque e a cavalaria, como fizeram durante o euro 2004 em albufeira...

Anonymous said...

"Não sei se o autor é graduado ou não" - o que é que isso tem a ver com a situação em análise? Começo a ver o seu perfil...
"...raiar a má educação..." - diga-me, onde é que no meu comentário fui mal educado!
"...agressivo," - Diga-me onde fui agressivo, contundente sim!
"...arrogãncia e prepotência..." - Só se for da sua parte ao constatar que alguém reparou na ignorância que demostra quanto ao Serviço da Polícia em situações de hostilidade declarada.
Já reparei que não está habituado a que alguém ponha a né as fragilidades de algumas ideias suas. Vá-se habituando que neste blog vai sempre ter quem o faça!
Quanto à Polícia e ao serviço da Polícia, leia mais um pouco sobre isso, informe-se, inteire-se e depois comente

Anonymous said...

Prescindo dos seus conselhos quanto ao serviço da polícia.Já vi qu o sr é detentor da verdade,não aceita o contraditório ou mesmo opiniões e neste quadro não há volta a dar.É evidente que a forma como responde neste espaço, invariavelmente rotulando de ignorantes tudo e todos que não lhe dizem amen, é indelicadeza no mínimo. Como lhe referi sei do que falo e por este motivo aponto o que considero errado sem que com isso menospreze seja quem for. Se não quer entender isto desta forma, só lamento. Procure ser um pouco mais humilde que só terá a ganhar com isso. Também não tire conclusões precipitadas nem esboce perfis senão entra no campo da adivinhação.

Anonymous said...

Se uma grande maioria de portugueses tivesse uma casa de borla, veria resolvido 80% dos seus problemas, alem disso ordenado minimo, àgua e luz sem pagar ainda mais integração só se lhe dermos o ordenado todo que ganhamos ao fim de cada mês

Anonymous said...

May 14, 2009 4:46 AM

Ora aqui está o homem de Cavalaria.
Enfim.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Vão uns pelo largo campo da ambição soberba, outros pela adulação servil e baixa, outros pelo da artificiosa hipcrisia e alguns pelo da religião sincera. Eu,porém, inclinado à minha estrela, vou pela estreita senda da Cavalaria, por cujo exercicio desprezo a fazenda, mas não a Honra.
Miguel de Cervantes, escritor espanhol

Anonymous said...

Convenhamos que nem todas as pessoas dominam alguma ou a mesma linguagem,resulta daí esta poder prestar-se a diversas interpretações.

Anonymous said...

Uma coisa que não se queria é a tão propalada polícia de proximidade,mas uma polícia eficiente,próxima tem andado de mais que ás vezes já não se distingue...não resolve problema algum,apenas tem como vantagem o se juntar á vizinhança e lamentarem mútuamente o infortúnio.Tem sido o que se me tem dado observar.