Monday, November 16, 2009

131 / Um Mau Serviço

Todos aqueles que estavam convencidos que os Órgãos de Polícia Criminal [OPC] existiam porque o Estado -esse ilustre (des)conhecido, impessoal culpado de tudo- precisava deles como um dos mecanismos essenciais para a sua defesa e manutenção.... desenganem-se. Se achavam que o Estado que temos é um Estado de Direito, esta novela dos magistrados que se escarram em praça pública por causa duns sucateiros, não pode deixar de ser esclarecedor: não somos, de facto, um Estado de Direito. Se estávamos convencidos que temos maus carros, más instalações, mau equipamento, más chefias, maus recrutadores, maus elementos, etc., etc., nas nossas fileiras, porque era tudo um mero acaso de inoperância politica.... desenganem-se. Se estavam convencidos que as leis penais que temos, estas que nos fazem andar sempre atrás dos mesmos criminosos que são sempre soltos, que levamos na cara e calamos e se queremos intentar alguma acção para nos ressarcir de qualquer dano ainda temos que pagar, faz parte duma lei mal pensada e em cima do joelho... desenganem-se. Tudo isto, e muito mais, faz parte da estratégia de manutenção e operacionalização do aparelho do estado (todos os partidos incluidos), do sistema vigente. Com o caso dos sucateiros (há quem já diga socrateiros, mais ainda não percebemos o trocadilho) a Polícia Judiciária acaba de cometer o pecado capital, a sentença de morte para os OPC: se sem grandes meios, tanto humanos como operacionais,  sem ter um magistrado como Director Nacional, com muito sacrifício de vários departamentos que tiveram que ficar sem elementos para ajudar na investigação de Aveiro ,em silêncio e com competência, o resultado está à vista, imaginem se os OPC [PJ, PSP, GNR, SEF, etc.] tivessem meios? Concluindo, só se pode dizer que se fez um mau serviço.

11 comments:

Anonymous said...

Um colchão, podre e cheio de percevejos,que alguém referiu aludindo ao estado do país no final do século passado, aí está de volta, em todo a sua pujança.E costuma dizer-se que a história não se repete.

Serpico said...

O tal colchão podre para estar de volta tinha que em primeiro lugar ter deixado de estar. O colchão nunca nos abandonou, de vez em quando é que o cheiro nauseabundo fica mais insuportável.
Bem dizia o Russell ao referir que as Leis têm como principal objectivo a protecção da classe dominante.

Serpico said...

... e o Policíadas está certo. Não tardará muito (quando a poeira assentar) e teremos aí mais uma catrafada de Leis a dificultar a vida aos OPCs e ao MP.
O status quo da classe dominante foi ameaçada. Não pode ser. Como diz o outro, o tal dos bochechos..."não sei se não teremos que rrrrepensar todo o actual sistema de investigação criminal..."
haja paciência

Anonymous said...

omentário nº. 1, leia-se, início do séc.

Ernesto said...

Isto é tudo uma CABALA.

Não passa de um bando de honestos invejosos.

Façam pela vidinha.

A inveja é um pecado capital.

Anonymous said...

Não sei em que andam a pensar pessoas que ocupam tais lugares nem como gastam o tempo e em que pensam os dos bochechos para só agora se tenha apercebido, que será preciso repensar o( sistema),aqueles que se julgum intocáveis e que as leis são para os outros,têm pensado e bem como se safar desde que se sentiram acossados com o caso Casa Pia,com leis feitas por medidae que chega ao ponto de criminosos a contas com a justiça se candidatarem,fugirem e ainda receberem ordenados com retroactivos, e viva a democracia, começo a ver que tenho que dar razão aos talibãs.

Anonymous said...

a "coisa" resume-se da seguinte forma: Não os elegeram? Agora aturem-nos!

cumpz

Anonymous said...

È claro, são eleitos pelo Zé povinho,de modo livre justo e transparente, que em parte come aquilo que lhe que lhes é servido, os que não se incluem neste grupo aspiram.. á servi-los sacrificando as suas vidas pessoais em prol da causa nacional...

Anonymous said...

Vocês são ridículos. Andam a ver as séries na televisão e julgam que são investigadores. Querem investigar mais para quê? Para depois com a imaculada moral dos vossos elementos aproveitarem para serem mais bandidos que os bandidos. Um pouco de vergonha!

Anonymous said...

Vocês? . ,

Anonymous said...

November 20, 2009 5:29 AM

Caro cavalheiro, toca a todos em todas as Instituições.
Daqui a pouco Vc é Deus!!!!!!