Wednesday, June 18, 2008

76 / Noção do Ridículo

Jornal de Notícias, 18 de Junho de 2008 - A propósito das equipas velocipédicas da PSP do Porto, que são voluntários e voluntariamente compraram equipamento para se poderem mostrar, com orgulho, diga-se, perante a população banhista, nacional e estrangeira. O Intendente Teles - consta que futuro número dois do COMETPOR - questionado sobre o facto, vem tapar o sol com a peneira, que o único problema foi o do fornecedor. Mentira: a situação não é nova. Pode enganar para fora da corporação. Mas para dentro, para os homens que vai comandar, isto foi um mau sinal. Pior foi quando disse, que quanto aos elementos que tinham comprado o equipamento, que o problema era deles pois compraram porque quiseram e a polícia não lhes ia ressarcir de nada. Então... Vá lá. Não custa nada fazer boa figura. Dê lá o dito por não dito que o pessoal agradece e fica bem na fotografia.
RTP ÁFRICA, 18 de Junho de 2008 - A televisão mostra uma reportagem em que refere que o governo francês ofereceu à PJ de Vabo Verde equipamento para operações especiais: Botas, coletes, calças, enfim, fardamento. Lá estão os homens fardados com esse equipamento, com capuz e tudo, Ministros de ambos os países, muitos cumprimentos. Valor da oferta: € 8.000,00 (oito mil) euros!!! Digam lá se o ridículo não pode matar?

18 comments:

Anonymous said...

Já é pratica corrente nesta casa, a não existência de dinheiro para a aquisição de bens/objectos necessários para utilização da função policial. No lado oposto temos, entenda-se para alguns ditos ofíciais estilo " mandantes " aquilo que se apelida " à grande e à francesa" não é que na DIC/Lisboa o dito comandante usa e abusa de uma viatura, um renault clio, com via verde e cartão galp. É uma maravilha isto é só passear...passear... e até dá para ir ao ginásio, pois o miúdo precisa de exercitar o corpo, talvez seja pra compensar a falta de jeito/personalidade/perfil para assumir tal função. Mandar é fácil, COMANDAR É DIFÍCIL.

Anonymous said...

Clama, pois nesta casa é prática corrente adquirir material para trabalhar.

Ele é a compra de coletes, casacos, botas, sapatos, em casas especialmennte escolhidas por gente grande que contrata, subcontrate e favorece este tipo de negociatas. E é neste campo que vejo as coisas, a natural passividade da tutela no continuar destes desvarios.

Quanto ao corro do Cmdt da DIC, a ser verdade, mais uma vez lamento neste local, a incompetencias das Associações sindicais e seus delegados faltosos, por não denunciarem publicamenet esta e outras situações.
. E isto porque é prática da casa

Anonymous said...

se o homem tem carro e o utiliza está no direito dele. se queriam ter um estudassem para ser oficial, olha esta. a raia miuda a sonhar alto e a meter-se onde não é chamado. egoistas, são todos egoistas. não vêm que o sr. é "ófichial" e fica sempre bem um carro de serviço... há, também têm direito a casa, ou suplemento de residência.

Anonymous said...

Sr. Comandante Dário: alguém quer o seulugar para passear.......passear e ir ao ginásio!!! Quais foram os oficiais que mandou embora?? Essa Divisão não pode ser comandada por chefes ou agentes,pois não?Ou então deve andar aí alguém a mudar pneus.Ahahahahahahahahahah.Tenham juízo que as mudanças estão para breve.

Anonymous said...

Os pêssegos devem obedecer aos seguintes critérios para uma eficaz maturação:«o índice refractométrico da polpa, medido na zona mediana da polpa do fruto e no plano equatorial, deve ser igual ou superior a 8° Brix e a firmeza deve ser inferior a 6,5 kg, medida com uma ponta de 8 mm de diâmetro (0,5 cm2) em dois pontos do plano equatorial do fruto.»Caso contrário chame a ASAE ou os ESTRATEGAS desta casa.ahahahahaahahahahahahahah

Anonymous said...

Pois é o homem, só por ser ofícial já usa e abusa de bens do estado, não será isto crime ? É que eu também exigo um e também pode ser um clio. Pensando melhor acho que não, pois a viatura até pode um dia destes vir a ser furtada e servir para efectuar furtos/roubos como aconteceu a um também oficial da DIC/Lisboa. Que chatice este também tinha estudado e ficou sem o carrinho, .... mas logo lhe saiu um novo na rifa, e não é que foi um clio.

Anonymous said...

Este título assenta que nem uma luva "noção do ridículo"!
É que, há pessoas que perderam completamente essa noção.
Na PSP, como noutras Instituições, a determinadas funções correspondem determinadas gratificações, algumas expressas em dinheiro e outras, simplesmente em condições para o exercício da função. E os Comandantes de Divisão têm direito a viatura de serviço! E têm-no da mesma forma que na restante função pública ou mesmo no privado o têm quem dirige 400 ou 500 funcionários. Só há uma pequena diferença. Noutras Instituições, o dirigente que funcional e hierarquicamente dirige 400 ou 500 funcionários não tem uma diferença de ordenado tão pequena como o comandante de Divisão tem dos seus subordinados e a viatura de serviço não é um Renault Clio mas sim um Volvo, Mercedes ou BMW...
Tenham noção do ridículo!

Anonymous said...

Ó Dário. A coisa está agreste na DIC. É tempo a mais no mesmo sitio. Está na hora. Mas o poder não cairá na rua, podem estar descansados. Por outro lado, basta uma marreco dizer que o homem faz isto ou aquilo para todos os outros tomarem por certo a "denúncia". Contém as horas que o Dário passa a trabalhar, ganhando meia-dúzia de tostões a mais que o chorão que o denúncia de forma cobarde...! é só vermes.

Anonymous said...

A inveja e bufaria está de novo instalada na sociedade portuguesa. Se o homem tem direito á viatura qual o mal de ir nela ao ginásio? A Esquadra tem ginásio? E quando são os politicos a usarem o que é nosso sem nada fazerem voc~es também criticam? Tenham vergonha e estudem se quiserem subir na vida. Policias e guardas estão cada vez mais mesquinhos e sem perfil de ditos agentes de autoridade. Cidadão livre

Anonymous said...

Há "gente" que para ficar com determinados lugares,estão dispostos a ficarem com o sol sõ para eles.Pergunto:
Não existem oficiais com relações próximas ao poder político?Outros que através dos sindicatos(ou pseudo)se encostaram ao poder em função do interesse manifesto de AMBAS as partes?Há cadeiras muito confortáveis ou cús muito sensíveis.........ahahahahaahah.É um gozo,assistir à luta de pequenos galos.

Anonymous said...

Estes comentários sobre assuntos destes mais parecem conversas de vizinhas que contributos de pessoas adultas e destntores de estatuto de agentes de autoridade(?). Cidadão livre

Anonymous said...

Mais grave são as baixas fraudulentas...

Anonymous said...

Com o devido respeito a todos e às vossas opiniões, não sei porque razão foram buscar um assunto de um Comandante competente e que mudou (diga-se para muito melhor) a DIC/Lisboa e iniciou a verdadeira investigação nesta casa, porque ouvir/confirmar e mandar embora qualquer um o faz(ia). Salvo erro a notícia é de países estrangeiros e não sobre a Polícia Portugesa.
Quanto às regalias que os Comandantes têm direito, não concordo uma vez que ganham bem para isso e o "Zé Guarda" ganha menos e ainda tem de pagar algumas vezes para vir trabalhar (às vezes até na hora da folga pq não tem transportes a determinadas horas), mas a vida é assim e acima de tudo somos adultos, Polícias respeitadores e dita à velha regra "manda que pode e obedece quem deve". Não lavem roupa suja, sejam homens/mulheres e enfrentem as pessoas cara a cara, porque elas não mordem.

Anonymous said...

É bem verdade que alguns Comandantes não sabem comandar homens, mas tão só mandar. Diz o ditado "se quiseres ver um pobre Rei, entregai-lhes a chave de um palheiro". Também não atribuo a culpa a eles, mas tão só à possivel falta de formação superior, visto que são impingidas matérias e matérias, mas... formação e comando de homens...
Quanto ao Comandante da DIC/Lisboa, só tenho é de dar os meus parabens, porque tem demonstrado saber Comandar e principalmente.... respeita e ajuda(ajudou sempre) os homens que tem a seu cargo, porque certamente há alguém que parou no tempo, mas já se esqueceu dos "outros tempos"

Anonymous said...

Foi a primeira vez que tive conhecimento deste Blog, porque me tinham dito que "alguém" andava a dar tacadas por trás (pela frente se calhar calou-se) do CMDT da DIC/Lisboa. Cansei-me de os ler e ao ver vários comentários anteriores ao artigo, deduzi somente isto: Este Blog deve ser para debater assuntos sobre Polícias e não para andar a lavar roupa suja. Mas o que vejo com tristeza é que existem tantos, mas tantos "indignados" nesta casa. Porquê? Já agora o que fizeram para melhorar a DIC, ou mesmo a PSP no geral? A mim sempre me ensinaram a deixar o local (pode ser o de trabalho) por onde passo, melhor com o que encontrei e tento cumprir com essa regra. Se estou satisfeito? Posso dizer que são mais os dias que chego a casa cansado e desmotivado, mas... e então? Dias melhores hão-de vir. Sejam cordiais, homens de fazer frente e acima de tudo façam pela instituição o que esta muitas vezes não faz por vocês, mas a vida é assim e há dias bons e outros maus. Temos é de saber viver. Sinceros abraços a todos.
ZEPV

Anonymous said...

Então na DIC/Lisboa, um subcomissário conflituoso que simplesmente onde exercia funções só provocava mau ambiente de trabalho, passava o tempo a participar disciplinarmente de agentes e até de alguns chefes, e a ler despachos. Isto sem falar do comportamento de escutar atrás das portas, antes de entrar, ou andar no WC a ler o que alguns escreviam nas portas acerca de ilustre pessoa. Pois, não é que este fulano sempre teve a protecção do cmd, mesmo prejudicando terceiros. Protecção que se devia ao facto de ambos serem ofíciais, apesar do subcomissário ser o pior de todos os ofíciais da dic. Será que isto é o comportamento correcto de um cmd?... não me parece.
Bom alguns agentes e graduados foram afastados por factos surrealistas, o subcomissário, este finalmente foi afastado da Dic, mas ainda alí permanencem maças podres.

Anonymous said...

Realmente é triste...
Triste, não é um CMDT de Divisão ter direito a viatura, triste é utilizarem um espaço (aberto ao público)para denegrirem a imagem de uma pessoa séria e competente. Respeitem ao menos a instituição e não venham com essas merdas para aqui.
Se o homem tem direito a viatura, qual é o problema.
Deviam era preocupar-se com aquelas viaturas que estão a ser utlilizadas por quem não tem direito.

Anonymous said...

hà muita gente que desconhece para que serve um sindicato. o único comentário que se me ocorre é QUE TRITEZA, ou serão vocês anti-sindicato.