Saturday, January 9, 2010

143 - Aparentemente

Hoje, aparentemente, iremos fugir um pouco aos temas policiais. Aparentemente, porque em última análise, tudo nos diz respeito, embora possa parecer que não. Foram dois assuntos que dominaram a semana toda e perdurarão por mais algumas. Em todo o caso derrubaram-se, aparentemente, dois mitos:
MITO 1: A PSP não pode ter vencimentos superiores, equivalentes a outros elementos de outras forças ou serviços de segurança, porque são muitos, porque são funcionários públicos e, como tal, embora à revelia de todos, integram um sistema de carreiras e retribuições da função pública. Assim sendo, porques sois muitos ides ficar assim mesmo. Pelos vistos esta regra não se aplica aos professores, porque sendo mais do dobro que todas as polícias e forças de segurança juntos, vão poder todos chegar a generais, alterando duma forma epistemológica o paradigma daquilo que nos forçam a aceitar. Se os professores quebraram a regra, nós também a poderemos quebrar, Haja união.
MITO 2: Daqui a uns tempos, todos os casais, casados ao abrigo de leis, convenções e até convicções, deixarão de ser marido e mulher uns dos outros. A lei que acabará passar no parlamento português, querendo tornar igual tudo para todos, acaba por distorcer, mais uma vez, graças à passividade e bondade do cidadão comum, o percurso histórico da nossa sociedade, que por sinal não é, aparentemente, nada homofóbica. Em todo o caso, os polícias que têm a fama de serem homofóbicos, continuam a lidar com a situação entre portas e muito bem. A lei é, aparentemente, inconstitucional, tal como a proibição de greve por parte da polícia. Mas agora com mais esta barreira quebrada, o caminho fica mais perto. Haja união.

13 comments:

Anonymous said...

União , se for união como aquela que foi feita para o novo estatuto , em que os Srºs. oficiais da ESP, têm tudo e os outros elementos policiais ficaram com migalhas, estou farto de união policial..
Bem haja

Franco said...

Estou farto de ver escrito que os Sr. Oficiais isto e os Srs. Oficiais aquilo. Será que sabem do que falam? Os «Srs. Oficiais» não são policias como qualquer outros? E esse «bem haja» final, afinal é para quem? Caramba, a polícia é mais do que os «Srs. Oficiais». A título de curiosidade, será que sabe que os «Srs. Chefes» alguns Srs. Chefes vão ganhar mais que alguns Srs. Oficiais? E podíamos partir por aí fora. Mas porque não falam do post? Obviamente há quem se trate bem, mas isto é em todos os postos. Além disso se estamos tão mal representados, se nos sentimos assim tão mal, vamos embora procurar outro trabalho (ou emprego?). Quanto ao post devo dizer o seguinte: concordo! Não nos respeitam. Os professores são mais, mas quem fornece a segurança somos nós. E a nós não nos ligam porque sabem que cumprimos a lei. Somos respeitadores. Quanto a gays, conheço alguns/algumas. São discreto/as e cumprem a missão policial cabalmente. Também conheço uns/umas mais exuberantes e outro/as mais «porcos», mas isso é da condição humana. Não é por serem polícias.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa noite.

Acerca do Blog e dos comentários que por aqui proliferam, sugiro um novo nome para o mesmo: Agentes VS Oficiais – Combate Final!!! Poupem-me! :) Vamos ao que interessa:

Mito 1: Acerca deste, em minha opinião nada tenho a apontar, apenas a lamentar. Julgo no entanto que as tais associações que existem, só estorvam e nada de novo trazem à Instituição, utilizando uma frase de uma pessoa juridicamente conhecida: "è tudo para acabar"!

Mito 2: Acerca deste, confesso que a minha opinião pode ser considerada um tanto ou quanto desumana e quiçá extremista, no entanto, é a minha e tenho de a assumir.

Não tenho nada contra a homossexualidade, não me incomoda e não me estorva.
Deixa-me triste e desmotivado que numa altura em que o País está de pantanas, onde a Justiça está de rastos, onde há pessoas a passar fome, onde vêm ONG`s pedir apoios porque há crianças a nascer e precisam de cuidados básicos de alimentação e vestuário, se perca tempo a discutir este tipo de "modernices".
Estas, nada trazem de benéfico ao País a não ser o "fetiche" de meia dizia de gajos baralhados e de um desses partidos de esquerda cuja sua ascensão me assusta.

Lamento ainda, num futuro próximo correr o risco de o meu filho após chegar a casa dizer: "Pai, a mãe do meu colega tem barba e bigode"!
Sim, caminhamos para lá a passos largos!

Portanto, são estas coisas que me incomodam, não tenho qualquer carácter homofóbico e se me é permitido usar uma expressão, cá vai: "Sei bem o que quero e para onde vou"!


Cumps

Anonymous said...

Bruno Lameiras, as crianças são melhore do que aqui as pintas. O ser humano é que começa a perder capacidades, à medida que vai crescendo e fica assim, como tu.

Se vocês vivessem com alguém do mesmo género, se o vosso companheiro fosse hospitalizado e não vos deixassem visitá-lo, porque visitas eram apenas para os failiares, eu queria ver se este assunto seria ou não, importante para ti. Se tivesses vivido uma vida inteira com o teu companheiro, e agora aos 60 anos a famiia dele te pusesse na rua, porque não tens direito à casa, gostaria de saber se o assunto seria ou não importante para ti.

E os homossexuais têm de ser tão discretos quanto os heteróssexuais. Mulheres a atirarem-se constantemente a homens ou homens com uma carrada de amantes, não é simpático ver disto no emprego. A decência, a moral é transversal ao género.

Mas, ainda bem que sentes que a tua opinião pode ser desumana e extremista. É um bom começo. E que tal começares a mudar?
Não há relatos de crianças confusas sobre os colegas terem dois pais ou duas mães. Fica tranquilo. Só aos adultos é que isso pode fazer confusão, como a ti,por exemplo.
Nem quero onde a tua desumanidade ou extremismo pode levar-te, caso venhas a ter um filho ou uma filha homo... Ai, sim, pobres crianças as tuas.

Anonymous said...

Numa análise que fiz da Lei 12/A (a que nos impõe, a nós Polícias, a tabela única e nos transforma em funcionários públicos de 3ª)não vislumbrei qualquer artigo que exclua os professores dessa Lei.
Para meu espanto, aquando da entrega da proposta de revisão do estatuto da carreira docente, entregue pelo governo aos sindicatos, na parte das remunerações, continuam a ser feitas referências a "escalões" e a "índices remuneratórios", obviamente com melhorias significativas, esquecendo por completo a famosa tabela única que nos é imposta!
Então a Lei 12/A não é para todos? Serão os Polícias meros funcionários públicos e os professores algum corpo especial?
Gostaria que alguém, neste Blog, mais informado do que eu me explicasse esta situação. Obrigado.

Anonymous said...

É verdade, os homosexuais são mais exigentes no trabalho assim como se eventualmente existir um marginal ou tóxicodependente infiltrado na instituição tudo faz para aparentar ser,mas isso não será um disfarce para camufular outras dificiências,por acaso seu solteiro, caso fosse casado,teria de arranjar outra denominação para me manter como tal, não me queria ver confundido, com esses vermes, o resto são balelas, se são homosexuais é lá com eles, não se queram ser iguais ao que não são..

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa tarde.

Anonimo sentimentalista:

Acerca da 1ª parte do comentário, lá está... estas a confundir a estrada da beira com a beira da estrada! Acerca da segunda parte... já percebi, não precisas dar mais explicações! Acho que todos perceberam.

Cumps

Anonymous said...

Muito obrigado pela vossa explicação quanto à minha dúvida acerca da aplicabilidade da lei 12/A e a tabela única!...

Anonymous said...

Ainda bem, procurei ser explícito,mas por mais que me esforce não me entra na cachola certos conceitos de modernidade de que alguns se arrogam de arautos.

Anonymous said...

Bruno Lameiras


"sei bem o que quero e para onde vou"

Anonymous said...

Todos dizem o mesmo, até os cegos,e desprovidos de inteligência que por norma costumam proferir com mais afinco tais afirmações.

Anonymous said...

Ó K

Anonymous said...

Mito 1
Um Sr. Intendente que outra fora Subintendente e Chefe dos Recursos Humanos da DN/PSP, mentor de tal Estatuto, olhou para si e para os seus camaradas do ISCPSI ( 3º. curso ) e pensou no lucro imediato face à crise nacional e empurrou-nos para a Lei 12 - A Regime Gelar da FP, esquecendo-se dos restantes 21. 624.
Mito 2
O Lóbi gay está institucionalizado a nível Mundial e como outros Lóbis ( Mito 1 ) têm-se desenrascado bem ao nível legislativo. Sinceramente, isto está muito mal socialmente qualquer dia vamos ter só paneleiragem no PODER.

Ass. Ranger