Wednesday, January 13, 2010

144 - Anjos e Demónios

O Comandante Distrital de Viseu, Intendente Serafim Tavares, qual anjo guerreiro, e, por sinal, com algo, como se dizia antigamente, entre as pernas, encheu-se de brios e pôs o dedo na ferida: os Sindicatos além de serem muitos, atrapalham e nada acrescentam, em termos de mais-valia, à actividade policial, tendo como consequência directa, um deficit de protecção às populações que deveriam servir. Ou seja, os sindicatos, são umas associações onde uns tantos se banqueteiam com umas horas de folga a que os restantes elementos policiais não acedem. Mas a coragem não advém somente de ter dito o que disse. Disse-o em alta voz, publicamente, e na presença da mais alta hierarquia do MAI, que prontamente corroborou o que acabara de ouvir. Os sindicatos também concordaram (?)
Eles e elas foram chegando e sendo aceites. Chegaram com humildade mas cedo, muito cedo mesmo, se tornaram arrogantes. Desseminaram, cresceram. Munidos de um canudo, muitas vezes a prova da sua incompetência formal, pois nada melhor conseguiram do que vir para a polícia (não era o que diziam de nós até há pouco tempo?), alaparam-se. Alaparam-se junto ao poder, influenciando cada umas da suas decisões. O poder despiu a farda, a figura n.º 1 deixou de ser Comandante-Geral, para passar a ser Director Nacional, embora pelas Metrópoles e Distritos ainda sejam Comandantes. A primeira erupção, qual problema de herpes, surgiu quando a personificação da maldade, desrespeito e desprezo policial usando a própria organização que tanto tratou mal, serviu para a medalhar: falamos da  Sr.ª Caupers. Felizmente, foi-se embora. Mas deixou cá dentro, a infecção, a maldade, as sanguessugas: Mais uma vez, numa profunda falta de respeito por todos os polícias, vivos e mortos, a primeira vez que a PSP dá prémios por força da avaliação, dá-os a civis. Caramba! Não há o mínimo de decoro? 

33 comments:

Anonymous said...

Quem diz a verdade não merece castigo... Vénia para o Sr. CMDT de Viseu.
Quanto ao resto são "artifícios" da lei. Espero que já no próximo ano sejam os operacionais a receber o dito prémio.
Ass,
Chefia intermédia

Anonymous said...

Este senhor não merece vénia nenhuma, porque o grande problema dele é não saber lidar com os sindicatos constituídos por subalternos que se colocam à altura dele quando se debate assuntos que dizem respeito ao pessoal. Este comentário vindo de outras pessoas seria justo, mas não desta personagem. Se o problema dele são os sindicatos, já agora, seria bom a PSP divulgar o número de estudantes que a PSP tem actualmente a usufruir de dispensas e a lixar as escalas dos demais.Contudo, não vai perder pela resposta porque o sindicalismo no comando de Viseu é forte e, não é esta espécie de faz de conta que vai mudar seja o que for, no que aos sindicalismo diz respeito. Contudo, está na hora de se repensar a representatividade dos sindicatos na PSP.

Anonymous said...

Caro último comentador,

Não queira comparar o incomparável. Os estudantes quando faltam trazem o comprovativo da comparência nas frequências. Agora os sindicalistas, de que forma justificam a falta? Isto já para não falar na indispensabilidade de aproveitamento escolar para continuar a gozarem do estatuto, coisa a que os sindicalistas, obviamente estão dispensados, pois se assim não fosse, há muito que tinham perdido as folgas.
Acho, também, interessante essa dos "subalternos que se colocam à altura dele". Mas, a verdade é que é mesmo assim, isto é, há muitos subalternos que, só por serem sindicalistas acham que estão à altura de quem lhes é hierarquicamente superior. Provavelmente, porque de outra forma não conseguem "estar à altura", optam por esse caminho e então, até se rogam no direito de pôr em causa as acções de comando dos seus superiores hierárquicos, como ainda recentemente fizeram com um comandante de Divisão, onde criticaram a estratégia adoptada no policiamento a bairros problemáticos.
Mas, enquanto continuarem a ter uns acordos com operadoras telefónicas, uns ginásios e umas universidades, lá vão continuando a ter associados... mas, convém ter cuidado pois, cada vez mais, vão surgindo Comandantes que lutam pelo interesse e bem comuns e vos põe no vosso sítio, para que não prejudiquem aqueles que ainda gostam de ser Polícias e honram a Instituição.

Serpico said...

Além da busca do desconto nos telemóveis e afins e no gozo de dispensas sem necessidade de justificação, os Sindicatos tem tb sido um refugio muito procurado por individuos extremamente incompetentes ou indisciplinados ou ambas as coisas (do tipo de pessoas que ninguém contrataria para trabalhar para elas, mesmo que não tivessem que lhes pagar um centimo)que para além do apoio de advogado à borlix ainda aproveitam a "força" que o status de sindicalista lhes dá.
É por estas e por outras que os nossos sindicatos são cada vez mais desconsiderados quer pelos políticos quer internamente. E só os jornalistas os ouvem porque vivem das polémicas e dos conflitos.

Anonymous said...

Já fui mas adepto do sindicalismo, creio mesmo que este não resolve problema algum, a par de muitas outras instituições, públicas, mas quanto ao tempo que lhe é consagrado por lei, cabe aos próprios gerir, e a mais ninguém, não deve haver ingerências no sindicalismo,de quem quer que seja, ao contrário do que este governo e alguns anti-sindicalistas primários vêm dado provas nos últimos tempos.

Anonymous said...

O Governo não tem interesse nenhum em exigir que as dispensas sejam usadas estritamente para fins sindicais e portanto não exige nenhum comprovativo. Quanto menos horas/dias usarem para esses fins, menos tempo sobrará para os chatearem com reinvidicações, por isso são incentivados para que usem esses dias como bem entenderem, pois até os próprios associados parece que tb não lhes importa muito, desde que o telemóvel lhes saia mais barato está tudo bem.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boas.

Totalmente de acordo, aliás, já o tinha dito em post`s anteriores.
Comecei a estranhar, quando as Associações começaram a fazer … almoços de protesto, jantares de protesto… Tão mas os protestos são com almoços e jantares?!

Este é apenas um dos exemplos, certamente há mais.

Cumps

Anonymous said...

Bom tema para discussão.
Tenho opinião semelhante à maior parte dos comentadores. Para mim e actualmente, os sindicatos da PSP só estão a prejudicar as classes e não ajudam naquilo que devem ajudar ao nível de Direitos. Servem-se dos sindicatos, em proveito próprio, prejudicando os Colegas. Olhem o caso do Sr. Intendente Viola.
Onde estou, duas vezes por mês, tiram a folga sindical para irem para a praia, às p… etc

Anonymous said...

Os civis tiveram direito aos premios porque estão a ser avaliados pelo SIADAP.Espero que brevemente os policias tambem possam ter direito a esta recompensa mas talvez não queiram o SIADAP para avaliação.

Anónymu said...

Certamente que os Sindicatos não são santos.

Mas, só existem com a dimensão e peso reconhecido porque a hierarquia sempre se dimitiu de defender os interesses da Instituição.

Em qualquer normativo novo, gastam horas, dias a estudá-lo para inferirem a melhor maneira de prejudicar os polícias que trabalham em serviços operacionais.

Anonymous said...

Poque será que esta discussão só se coloca em relação aos polícias, e não para os restantes trabalhadores da função pública,tem sido regra sempre que algum elemento tenha algum melhoria quer de índole salarial ou em suplemento de turno por ex. ter sempre de se inventar outros suplementos ou sbsídios para outros escalões hierárquicos, para os conseguirem, as horas a que os sindicalistas têm direito é mais um destes típicos casos.

Anonymous said...

Estejam atentos á nova distribuição de lugares.
Quanto é que dá a mais, quanto é?
Os índices fictícios foram só para a arraia miuda.
Grande trabalho do mentor deste Estatuto e dos sindicatos.
Estou certo,que ambos vão ter um louvor de cinco páginas do MAI.
Quando vejo por aqui (pseudo)oficais a falarem de lideranças, sinto-me uma sumidade!!!!

Anonymous said...

O COMETLIS é o porta-aviões desta Casa.
Estou em crer, que vai sofrer o maior rombo, da sua longa história.
É meu entendimento que o lugar de DN fica em risco, na eventualidade do meu diagnóstico se confirmar.
Aguardemos pois, atentos e vigilantes como sempre, para vermos Pilatos e Diabo sentados à mesma mesa, degustando calmamente o Anjinho.

Anonymous said...

"Estar à altura...", não quer dizer estar acima, nem em baixo... seu artolas!... É estar ao lado, no mesmo patamar, com ideias diferentes ou iguais, mas todas elas válidas, quer concordamos ou não com elas, mais uma vez seu artolas ninguém aqui disse que os "sindicalistas" querem ser superiores!... Mas isso levanta outra questão: mas um CMDT deste tipo consegue levantar a moral do quê?!...Quando chegou ao comando de viseu disse: vou combater o absentismo!... Que batalha.
Não tem computadores, não tem veículos, não tem homens, não tem tanta coisa, mas tem lata suficiente para numa aniversário, fazer este tipo de comentário envergonhando a classe policial. Porque pensemos o que pensemos, nem todos os sindicalista são iguais. E, 50 dispensas sindicais por dia é obra. Tivesse ele esse número de homens na escala...
Quanto aos estudantes da PSP, com justificação ou justificação, o certo é que lixam a escala e os demais colegas... e não vejam que os estudos deles beneficiem os demais colegas!...

Anonymous said...

Que conversa mais inútil, quanto a dispensas, que eu saiba nunca ninguém teve de fazar dois turnos de serviço motivado pela dispensa dos delegados sindicais,depois gostava de saber qual o serviço que fazem os críticos de tais dispensas julgo que não me engano, dúvido que andem na patrulha,e se sintam assim tão prejudicados.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boas.

Desde que frequento este Blog e cujo seus conteúdos são do meu agrado, tenho constatado várias coisas. Por ex, seja qual for o tópico, a discussão vai sempre bater ou na guerra Agentes Vs Oficiais, ou Agentes Vs Sindicatos.

Lamentável, que um local onde é suposto aprendermos mais, analisar-mos todos os pontos de vista e tentarmos de uma forma séria perceber o que pensam os elementos desta Instituição e não só, que acabe sempre nos temas que referi.

Lamento também, que se descambe em insultos uns contra os outros. Acho que uma moderação mais activa poderia fazer com que este espaço não viesse a perder o interesse.

È apenas uma opinião, cumps a todos

Anonymous said...

De facto o Srº Comandante de Viseu bateu numa tecla que é real, vejo alguma razão nas palavras Sr. CMDT de Viseu , de facto é verdade que tantas associações sindicais leva a que alguns dirigentes comentam "abusos", gostaria de ralçar as palavras proferidas quando estas são feitas na presença do srº. ministro, mas agora pergunto eu, porque razão o Srº. Comandante não disse alto e bom som para que o srº ministro, comunicação social, policias , civis e demais ilustres convidados pudessem ouvir, que a policia não tem meios informáticos, não tem meios auto, não tem homens suficientes,não tem coletes, não tem algemas, as botijas de gás pimenta precisam de ser substituidas, o pessoal anda desmoralizado, descontetente, que o estatuto em nada ajuda os policias das classes mais baixas, enfim e outras coisas que o srº ministro precisava de ouvir e que mostraria aos elementos policiais que havia alguém que desmostrava publicamente o descontentamento das chefias mas tambem dos seus subordinados.

Anonymous said...

Pergunto, fria e racionalmente a algum oficial aqui presente, ou a alguém que me saiba responder, qual a exequibilidade do despacho 20/GDN/2009 em Comandos como Viseu, Coimbra, Bragança etc...
Porque se fazem despachos só por fazer quando sabemos, de antemão, que não há instalações nem recursos humanos para os levar a cabo???

Anonymous said...

Do que por aqui vou lendo , cada vez me convenço mais do falhanço da missão das actuais ditas forças de segurança. A indisciplina é notória e patente. É evidente que esta coisa de sindicatos não poderia trazer nada de bom para este tipo de instituições que deveriam ser um exemplo de disciplina,ordem abnegação e disponibilidade para o serviço. qual quê? Quanto menos se fizer melhor porque foi por isso mesmo que se para ali se foi. Enquanto não houver uma reestruturação,reorganização o que quiserem o zé povo "é que se lixa" por que não vale a pena contar com esta gente. Bons tempos e saudades dos cinzentos que não eram letrados mas um sozinho levava qualquer malandrim para a esquadra.José Silva

Anonymous said...

Então mude de blog que este, decididamente, não é para si!
Se quer o regresso ao passado, o dos polícias iletrados, vá para o Haiti que lá é necessária toda a ajuda!
Caladinho lá em casa a ajudar a esposa (ou esposo) a cozer as meias é que estava bem, pois quem desconhece por completo a realidade das Forças de Segurança, como é caso deste artolas, é o local indicado para estar!

Anonymous said...

Quem é que está a dizer que dantes eram iletrados, está a ver mal iletrados são agora, nem todos claro,mas alguns agora têm uma denominação diferente são letrados analfabetismo um curso que não existia antigamente.

Anonymous said...

É verdade sim senhor!!! Há sindicatos a mais. Há muita gente que se serve do "sindicalismo" para andar a passear e prejudicar os que todos os dias estão prontos para dar a cara pela profissão. Há quem de sindicalismo nada tenha nem queira ter. É hora de acabar com os pseudosindicatos. Está na hora de criar rácios de representação, parecidos com os existentes a nível partidário, as supostas "benesses" só seriam atribuidas dependendo da representavidade no seio da instituição. E porque não "profissionalizar" os representantes sindicais, no sentido de um elemento e SÓ UM elemento por Divisão (por exemplo) em vez das dezenas que existem por Esquadra e restrito àqueles que realmente representem a maioria. Os outros teriam de lutar para obter representavidade e talvez assim defendessem melhor as necessidades desta profissão, em vez de andar em almoços e jantares, em folgas da treta e afins.

João Carreira

Anonymous said...

O tema é pertinente "ANJOS E DEMÓNIOS", também pode ser analisado noutra perspectiva, como o CAOS....

Em sistemas dinâmicos complexos como as corporações, especialmente a PSP, determinadas decisões podem ser instáveis no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que essas decisões intemporais possam determinar a interacção de elementos de forma praticamente aleatória gerando a insubordinação e consequentemente o CAOS. Veja-se o estatuto da PSP e/ou organização dos comandos e a sua aplicabilidade no beneficio da PSP (?) São uma manta de retalhos que não serve a maior parte dos serviços e profissionais da PSP. Conforme já foi aflorado neste blog serve/serviu para os interesses imediatos de alguns, não em prol da corporação.
Temo, cada vez mais, da existência do absentismo na PSP por decisões específicas e não gerais, parece que quem comanda não quer comandar, delega nos ex….

Anonymous said...

Gostei da teoria do CAOS. Mas não concordo com o "parece que quem comanda não quer comandar, delega...", eu acho que mais quem está no comando não o sabe fazer, ou porque é incompetente ou porque realmente não nasceu para tal e por isso delega. Todos sabem quem são, pelo menos alguns dão muito "nas vistas". Definitivamente a PSP precisamente realmente de um "General" que se lixe na politica e comande.

João Carreira

Anonymous said...

Sindicatos a mais?
Estará aqui a principal causa da "barafunda" instalada no seio da PSP?
Não. Claro que não. Temos que ser mais realistas e com uma outra abrangência. Não devemos ter a tendência de atirar as culpas para os outros. Assumamos as nossas.
Uma Instituição onde quem comanda não está preparado para exercer este poder. Uma Instituição onde quem comanda apenas pensa em si, na sua carreira, em subir os degraus mais rápido que outros pares. Nem que para isso tenho de passar uma "rasteira" ao que está colocado no degrau acima do seu. Uma Instituição onde quem comanda tenta sempre agradar ao poder político mesmo que à custa de sacrificar os direitos dos seus subordinados. Uma Instituição onde quem comanda não reivindica melhores condições de trabalho para os seus subordinados. Uma Instituição onde quem comanda não inspira confiança a quem é comandado. Como é que pode deixar de haver "barafunda"?

Anonymous said...

Anda muita gente por aqui que não tem a minima noção de que Comandar nos dias que correm é uma tarefa quase impossível de fazer: o exercicio do comando está de tal forma condicionado (pelos políticos que sendo tão vaidosos e egocêntricos adoram controlar tudo e todos ,e que se borram todos quando alguém toma decisões que lhes possa retirar popularidade (votos); pelos sindicatos, que tudo fazem para destabilizar e desmoralizar por forma a serem eles próprios mais valorizados e desejados).
Com este atrofismo, será que é de admirar que já não haja "generais"?
Hoje em dia todos temos contas para pagar (casa, carros, universidade dos miudos,etc) por isso será justo criticar aqueles que prescindem de comandar evitando assim verem-se confrontados com a maralha, arriscando perder o seu ganha pão e andar com o nome arrastado pelos jornais? Ou será humanamente mais compreensivel optar por fazer um comando de "gestão corrente",um comando "yesman", seguindo a rotina, não tomando decisões muito arriscadas, ou dito de outra forma: sobrevivendo confortavelmente enquanto a turba se agita?

Anonymous said...

Anónimo January 19, 2010 2:07 AM, com o devido respeito e, tendo direito à sua opinião, na minha, valendo o que vale, por certo nada, esse seu raciocinio é o tipico português da desgraça e do deixa andar. Peço-lhe que guardeo que esceveu para um dia mais tarde, quando for despedido por falta de verbas e fins....(vamos lá chegar), depois vai pensar "Porra, nunca fizemos nada pra melhorar....". Por causa do deixa andar é que chegamos onde estamos, no fundo. Sem condições, sem meios, sem ordenados dignos, sem nada, Mas repito, é só mais uma opinião, a minha.

João Carreira

Anonymous said...

Portugal sempre foi com raras excepcções, um país do deixa andar, do faz de conta, não há maneira de contornar, os adeptos deste triste fado, estão ao leme, embora afirmem que não gostam e até são contra ele,creio mesmo que por vontade de muitos Portugal nem existia como Nação,alguns até dizem que deviamos se Espanhóis, não por convicção, mas na mira de um possível maior saque.arte em que são especialistas.

Anonymous said...

De facto diz-nos a história que, além de termos precisado sempre de ajuda externa para vencer os espanhóis e os franceses, e, mais cedo os muçulmanos,com a preciosa contribuição de povos nórdicos, os ditos mercenários de guerra, sozinhos,enquanto Povo, nunca fomos a lado nenhum. De vez em quando há um espasmo por parte um grupo de pessoas que faz alguma coisa boa, mas voltamos ao eterno pessimismo, à resignação, a pobreza espiritual e intelectual, que nos faz andar eternamente "anestesiados". Os polícias são apenas o reflexo da sociedade portuguesa...

Anonymous said...

tende verginha se nao fossem os sindicatos esses oficiais k nada fazem em prol da policia ja nos tinham comido a todoss.... e sabem pok nada fazem pelo bem estar dos policias pk a maioria deles anham pelo posto imediato ... tenham vergonha sirvam a policia e nao se sirvam dela .....
agente ...

Anonymous said...

Não sou oficial, mas eis que chegou o salvador da Pátria e disse..

Anonymous said...

Chega de escovas, bufos e outros demais,além de dias de folga o Zé Patrulhas quer é ganhar mais e ver acabar a chulice dos que mamam os suplemenmtos á conta de horários ficticios e alineas nas escalas de serviço, turnos nocturnos até às 00H00,quando o Zé patrulhas para ganhar algum tem que fazer noites até ao nascer do dia, fins de semana, feriados...Isto ainda não vateu no fundo mas vai lá chegar....

Zita said...

Ora bem, nem mais,isso já tinha visto quando de inicío da aplicação dos referidos, como costuma dizer-se, há gente que não pode ver alguém com uma camisa lavada.