Wednesday, January 20, 2010

146 / Caminhando

Após a publicação dos dois diplomas directores - Lei Orgânica e Estatuto do Pessoal - começam a aparecer os chamados documentos reguladores, os Despachos. Sejam eles reguladores, normativos, executivos, sejam eles o que forem, dizíamos, eles aparecem aos nossos olhos em forma de número. De todos eles o mais importante é sem dúvida alguma, o Despacho 20/2009. Não há dúvida que este despacho define tudo: desde as funções de cada serviço até à forma como se organizar: numa palavra, uniformiza. Infelizmente é o documento mais inexequível até hoje produzido pela PSP. Explicamos: tirando a própria DN/PSP que tem capacidade (diga-se, poder) de chamar para si os elementos que necessita para o preenchimento dos quadros orgânicos, tirando a UEP, que como força táctica tem que ser bem fornecida de elementos, tirando o COMETLIS, e em medida menor o COMETPOR, o restante dispositivo irá ficar exactamente na mesma: Orgânigramas bonitos, mas os serviços, as secções e núcleos, por força da acumulação de funções incentivada no próprio despacho, vão continuar a confudir-se com as pessoas.

31 comments:

Franco said...

Já em 1999, quando saiu a última grande mudança na PSP, se passou o mesmo no que à acumulação de funções diz respeito. Os Comandos Distritais, foram, são e continuarão a ser, os parentes pobres da PSP. As coisas são feitas à medida de Lisboa. Mas pelo menos desta vez, espera-se, o nome de um serviço no Algarve será o mesmo em Bragança (embora vários serviços se possam confundir com uma mesma pessoa).

Anonymous said...

Concordo plenamente com o post. Vou mais longe; um despacho é supostamente um conjunto de normas vinculativas que é para se levar a sério e cumprir. O que está ultimamaente a acontecer e o despacho 20/2009 disso é "ex libris", é que se estão a fazer despachos completamente sem exequibilidade e utópicos, formatados para a DN e para os Comandos metropolitanos, que qualquer dia ninguém leva a sério o que é muito mau para a credibilidade da própria instituição Polícia.
Onde é que os Comandos Distritais, como Braga, Aveiro, Coimbra etc..., completamente envelhecidos e desfalcados em deterimento dos Comet, têm capacidade para dar cumprimento a esse despacho? Nem com quatro Escolas de Alistadios seguidas. Onde é que esses comandos dispoem de instalações para instalar esses serviços?
É um documnento muito bem feito, cheio de boas intenções mas completamente irrisório na sua aplicabilidade. Não compreendo como é que o DN o assinou como despacho, pois sabe prefeitamente que não vai ser cumprido pelos Comandantes Distritais. Assim se caminha para o descrédito.

Anonymous said...

Meus caros netófilos, tenho acompanhado ultimamente e de perto as diversas leis/normas que têm sido publicadas em DR, OS/PSP e outras avulsas, e como subordinado, apenas posso fazer juízos de valor para mim: “P: Será que estou a ser comandado por pessoas competentes, credíveis, idóneas e profissionais? R. Não. “

Anonymous said...

Este é o país do faz de conta. Esta é a Polícia do faz que faz e não faz nada.
Somos um povo humilde e submisso. Só assim se justifica a atitude passiva dos cidadãos em relação a tudo o que o rodeia.
É muito bonito e a comunicação social faz eco das notícias "encomendadas" pelo aparelho do poder. "Encharca-se" a opinião pública de estatisticas demonstrando que actividade delituosa e criminosa está em fase descrescente. Tudo mentiras. Todos sabemos que ela está em fase crescente e cada vez mais violenta.
E a questão relacionada com as Leis Orgânicas da PSP e da GNR são sintomáticas. A opinião pública fica com a ideia que estas forças de segurança são bem remuneradas com um bom estatuto e a realidade é bem diferente. Outras normas internas, tipo Despachos e NEP's fabricados na DN/PSP e CG/GNR com a orientação do MAI contradizem o estatuido. Tenham vergonha.

Anonymous said...

Ao anónimo de January 21, 2010 4:23 AM:
Meus caros netófilos, tenho acompanhado ultimamente e de perto as diversas leis/normas que têm sido publicadas em DR, OS/PSP e outras avulsas, e como NÃO SOU subordinado, apenas posso fazer juízos de valor para mim: “P: Será que estou a comandaR pessoas competentes, credíveis, idóneas e profissionais? R. Não. “

Já que é anónimo.
Eu também fico anónimo.

Anonymous said...

eheheheheheh
Gostei aqui do cmdt anónimo anterior. E assim se resolve a questão! Somos todos uma cambada de incompetentes...

Anonymous said...

January 21, 2010 8:11 AM

Sr.(pseudo)Comandante!
Se comandar significa para si, mandar, estou de acordo consigo.
Se comandar significa,liderar, então humildemente o aconselho, a estudar o que significa liderança.
Permita-me que lhe diga, que o meu know how de 24 anos desta Instituição, permitiu-me conhecer Comandantes líderes(lamentavelmente poucos) e Comandantes mandantes (lamentavelmente muitos).
As pessoas inteligentes não se escudam numa patente ou diploma!!!
A sua capacidade argumentativa é notória, cristalina e reveladora, das faculdades que tão mal lhe ficam.
A inteligência foi distribuída por todos, uns dão-lhe bom uso, outros nem por isso.

Anonymous said...

Á Pessoas aqui que com os comentarios só demonstram a incapacidade que tem para comandar.

Anonymous said...

Ao anónimo de January 21, 2010 8:11 AM
Ficou beliscado com a verdade. Será que consegue através de um exemplo conhecido demonstrar competência no topo da Carreira em prol de toda a PSP.
Meu Caro Senhor, não sou bruxo, mas quando se olha num só sentido as coisas vão mesmo mal. Refiro-me ao estatuto e à forma como está a ser organizada a PSP. Só adendas, atrás de adendas, pq não conhecem realmente a PSP.

Anonymous said...

Impressionante a forma como alguns subalternos tratam os oficiais.
Aos mais velhos pergunto: antes era melhor? Antes, os oficiais tratavam-vos melhor? Ajudavam-vos mais?
Também já tenho alguns anos disto e de uma coisa não duvido: poderão ser várias as razões que levam os Agentes a criticar os Oficiais, mas uma delas é certamente o facto de os Oficiais, nos últimos anos, se terem aproximado tanto dos Agentes, que estes se começaram a sentir no direito de comparar e, consequentemente, criticar.
Sim, porque no tempo em que os comandantes de Divisão tinham dois motoristas a tempo inteiro, que os iam pôr e buscar a casa, que levavam as suas esposas às compras e os filhos à escola, nesse tempo os agentes não criticavam os Oficiais como agora, da mesma forma que não os criticavam por nem sequer lhes olharem para a cara enquanto estes lhes faziam continência ou por, das raríssimas vezes que lhes podiam dirigir a palavra, o terem de fazer em sentido...
Os Oficiais, para favorecerem o serviço policial, foram dispensando as mordomias, foram apoiando mais os agentes, estando mais presentes na rua e no serviço operacional, foram conversando mais com estes e disponibilizando-se para ajudar. Foram-se aproximando de tal forma, que se tornaram criticáveis.

Anonymous said...

Os Agentes poderão ter algumas razões para criticar os Oficiais, mas acham que os Oficiais também não terão razões para criticar os Agentes?
A verdade é que não o fazem. Não me recordo de ter visto algum Oficial a criticar publicamente os Agentes. Há que ter brio institucional! Somos todos Polícias!
Se o cidadão tiver uma má imagem dos Oficiais, que ideia fará dos Agentes? Naturalmente, julgará que são ainda piores.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Só seremos alguem, no dia em que uns souberem comandar e outros souberem ser comandados.

Por aqui se vê o estado da "coisa".

Cumps

leiras said...

Permitam que use este espaço de debate para colocar a opinião de um humilde servidor da Instituição vai para 31 anos.
Já aqui foram referidos em comentários anteriores alguns defeitos que existiam antigamente. São verdades.
Existia efectivamente arrogância e prepotência por quem exercia o poder de comando. Mas também é verdade que o apoio da hierarquia em relação aos subordinados era por demais evidente. Não era em vão que apelidavam a PSP de corporativista. Hoje, quem comanda olha demais para o seu umbigo e tornou-se mais "egoista" com medo de perder a sua posição.
A PSP perdeu em disciplina, em eficácia e em coesão. Ganhou mais qualidade literária e consequentemente mais respeito por parte dos políticos.
Antigamente havia uma classe charneira que servia de tampão, tipo 1ª. linha. Uma classe chamada de "caixote do lixo" onde todos iam bater. Era a classe de subchefes. Eles serviam para tudo. Principalmente para orientar os "Guardas" e para lhes dar "moral". Com o "esfrangalhar" desta classe por culpa dos actuais oficiais que quiseram "esvaziar" o "poder" dos subchefes, começou a derrocada. Caminhamos para a agonia final.

Anonymous said...

Estou é admirado é como os testes psicológicos e as entrevistas têm deixado entrar nesta casa tanta gente sem vocação para serem polícias e para aceitarem e respeitarem a existência de uma hierarquia.
Durante a minha carreira, os elementos que conheci que mais criticavam os seus superiores foram sempre aqueles que menos serviço faziam, aqueles que menos serviço sabiam fazer, aqueles que menos serviço gostavam de fazer, aqueles que mais "jogadas" faziam, aqueles que mais se metiam em "caldeiradas", resumindo e concluindo: aqueles que nunca deveriam ter sido Polícias. Faziam (e fazem) asneiras umas atrás das outras e se o Cmdte fechando os olhos os encobria e os safava, então era o melhor Comandante do mundo; se o Comandante cumprisse com o seu dever e os punisse ou os denunciasse então já era um filho da p*** arrogante, prepotente, que não os apoiava, que os andava a perseguir,e rinhónhó e rinhónhó...
Por isso caros Oficiais, não se preocupem com o que este tipo de gente diz; felizmente são uma minoria. Os bons Polícias estão do vosso lado e terão sempre o vosso apoio; quanto aos outros, têm que lhes dar menos confiança para que não abusem tanto.

Anonymous said...

Até que enfim encontro gente lúcida a escrever nesta blog. Especialmente este último comentador.Sempre estou para ver as reacções. Sim por que de cada vez que aqui opino sou invariavelmente zurzido. As verdades sempre sempre foram difíceis de contradizer. Contra factos... não há argumentos

ragde said...

Boas, alguem me elucide, este despacho 20 é aquele em que me vai tirar o suplemento de turno?

Anonymous said...

January 21, 2010 1:56 PM

....mais um que queria ser cabo de esquadra.
Na tropa dos EUA,todos são soldados, independentemente da patente!!!!
O que faz o Supervisor? passeia de carro e vê "gajas"?
Será como aquele de PM, que fala nos "meus" homens?
Há mais vida para além do umbigo!!!

Anonymous said...

Ragde:

Não! o despacho 20/2009 é um documento irrealista e utópico sobre a organização dos serviços das subunidades e da estrutura dos Comandos.
O que é triste é que foi assinado como despacho, o que supostamente deveria ser vinculativo. Assim se caminha para o descrédito da nossa estrutura superior directiva, quando se permitem assinar despachos que quase ninguém vai cumprir (excepção de Lisboa e porto que têm recursos para isso)

Anonymous said...

Só para saberem. Consta que o Despacho 7/GDN2009 (Férias) foi alvo de providência cautelar no TA de Lisboa, interposta por um sindicato e que veio deferido e determinando a suspensão imediata da execução desse diploma. Será verdade?
A ser verdade, afinal ao contrário do muito se apregoa, os sindicatos ainda fazem alguma coisa.

Anonymous said...

Estamos muito mal governados. Aliás mal comandados !!!

Anonymous said...

E mal acompanhados

Anonymous said...

Não querendo usurpar direitos de autor,os comandos e suas políticas são o espelho dos governantes,e políticos que temos ou andam lá próximo, senão vejam o que aconteceu a um digno CMDT-GERAL, que veio a terreiro defender bem alto,uma injustiça para com um elemento de Évora, para quem o sindicato de criminosos tinha sido injusto,concordo que não existem só bons CMDT s, está a fazer falta é um novo Ferreira do Amaral

Anonymous said...

"Por isso caros Oficiais, não se preocupem com o que este tipo de gente diz; felizmente são uma minoria. Os bons Polícias estão do vosso lado e terão sempre o vosso apoio; quanto aos outros, têm que lhes dar menos confiança para que não abusem tanto."

Aaui está o típico comentário de um qualquer lambe botas.
Eu direi de outro modo. Srs. Oficiais preocupem-se com a PSP, defendam quando tiverem que defender os interesses dos subordinados. Só assim defenderão também os vossos interesses. Sejam dignos das altas funções que exercem. A dependência hierarquica é sinónimo de disciplina. E eu sou acérrimo defensor da disciplina. Sem disciplina há anarquia. Srs. Oficiais vcs têm o poder. Usem-no para disciplinar os indisciplinados e para reivindicar mais e melhores meios para a Instituição. Isto entre outras coisas mais.
Há que defender os nossos direitos que diariamente vão sendo delapidados. Mas também temos que cumprir com as nossas obrigações. Só assim seremos dignos. Se um Comandante qualquer, em acto público se permite desancar em tudo o que mexe, dando a entender que toda a desorganização interna se deve aos sindicatos dá âmbito de defesa e concede o direito de contra resposta. Respostas estas que roçam a indisciplina e que transportam para a opinião pública um sentimento de insegurança. Por isso e por muito mais sou de opinião que certos assuntos do foró interno não devam ser debatidos nestes canais, mas sim no interior do "balneário".

Willoughby said...
This comment has been removed by the author.
Willoughby said...

Olá Amigos!
Foi bom passar por aqui...
À porta, fiquei animado e esperançado numa boa exposição, devidamente catalogada e com temáticas que nos ensinassem algo de novo e que levassem ao público uma informação esclarecida sobre a PSP.
Porém, o que vi trouxe-me alguma tristeza. Ainda que os temas sejam bons, afigura-se-me que muitos dos comentadores,principalmente alguns anónimos (injustificados) poderiam pensar o comentário na véspera e publicá-lo no dia seguinte, não é verdade isto? rsrsrsrs
Um Grande Abraço e boas postagens!

Anonymous said...

Willoughby said...

As Relações Públicas desta Instituição, são na porta ao lado.
Aqui é um espaço de opinião.
Qual é a parte que não compreendeu?

Anonymous said...

Willoughby...

Quem não gosta, paciência, não come. Nem sempre o diálogo é o mais correcto, mas por mais parolice que pareçam alguns comentários, ainda há quem acredite que são meras opiniões, umas mais correctas que outras, É assim em todo o lado. A critica é interessante mas cheira a CENSURA!!!!! E isso é o que menos se quer em "debate"!

João Carreira

Anonymous said...

Bruno Lameiras

LOL... Organizem-se! :)

Confesso que este tema já cheira mal, faz-me lembrar a do "o melhor trabalho é o que fica por fazer"!

Mas podem continuar, eu ja mando avançar uma secção de piquete...

Anonymous said...

Infelizmente estamos a habituar-nos a não cumprir despachos superiores. O despacho 20 irá ser alterado 1 mês depois de ter sido publicado. O despacho 22 e 23, dos horários de serviço, tornou-se moribundo no dia a seguir à publicação estando na forja um novo 22a 2 23a. O estatuto está cheio de incompetência técnica de quem os redigiu. Claro que perante este cenário, os Comandos deixam passar uns meses, muito largos, antes de cumprirem. E ainda vem ai o despacho do oficial de dia, das colocações, da avaliação de serviço, do fardamento, da avaliação curricular!!! Tanta coisa para não cumprirmos à primeira!

Anonymous said...

Muito mal vai qualquer organização quando não sabe planear o seu próprio futuro! É, portanto, "dos livros", que este saber decorre. No entanto, por muito que me custe, vejo a nossa PSP, cada vez mais a não saber sequer o que quer, quanto mais conseguir planear o seu futuro. Veja-se o que tem vindo a acontecer ultimamente. Ora aprovamos uma estrutura, um Estatuto - que o não é verdadeiramente, é certo - ou até mesmo o posto de trabalho, para logo a seguir, voltarmos a destruir tudo o que construímos!
Pergunto: Será normal? Será ético? Será congruente?
Todas as questões são de fácil resposta! Nada está correcto, nem foi pensado com cabeça. Hodiernamente, temos por hábito, queixarmo-nos do legislador... Pois bem, quem foram os legisladores? Não foram, porém aqueles a que se arrogam, hoje em dia, os SRS donos da Polícia? Pois é! Foram sim senhor. Muito mal entregue está esta corporação com tantas décadas de existência e que merecia, tal como os seus recursos humanos, ser mais bem tratada.
Haverá mais com certeza...Esperem os novos capítulos da incompetência...

Pater Dixi said...

Concordo com o post anterior. Parabéns a quem o escreveu, pois está no alvo. Realmente não se entende que se tenha lutado tanto para estruturar a organização da PSP, em todas as suas vertentes e quando, ainda agora a aprovação se deu, já estamos a pensar em a destruir de novo!
Será que as pessoas pensam?
Não claramente, caso contrário não causavam tantos danos à fazenda nacional. Não conseguimos qualquer credibilidade com este tipo de atitudes, em que num dia fazemos e no outro desfazemos… (ora nucleamos, ora desnucleamos) e mais altera-se a vida das pessoas sem lhes perguntar por contas, pois há recursos humanos que dentro de tanta trapalhada já foram colocados, apenas nos últimos 8 dias, em três ou quatro lugares diferentes, desde as ilhas até ao mais remoto ponto do continente.

Perdoa-lhes Senhor, que eles não sabem o que fazem…

Pater Dixi