Sunday, January 31, 2010

148 / Barreira

Já aqui escrevemos sobre este Oficial, Comandante Metropolitano de Lisboa [Mensagem 74 / Patético] e não foram pelos melhores motivos. Desta vez, verdade seja dita, não esperou pelos acontecimentos e foi ter com eles.Deu a cara em seu nome, em nome dos seus subordinados, em nome da Polícia. Deu uma lição a todos os Comandantes e deixou uma mensagem clara a todos os que pensam (diga-se, com alguma legitimadade) que é chegar ao pé dos polícias, provocá-los e deixar andar. Nunca assim foi, apesar de estarmos quase lá perto. Mas as lições aprendem-se (também) com a experiência, com o passar dos anos. Resumindo, para quem não esteve atento, uns empresários de Parques de Diversões, com uns grandes camiões, já com as idéias formadas do que haveriam de fazer se o governo não lhes desse ouvidos, pretenderam fazer uma manifestação, com os seus camionistas, fechando parte da cidade de Lisboa, conduzindo em sentido contrário. Os homens queriam divertir-se com a Polícia mas foram impedidos pela PSP, porque esta foi firme. A Polícia, desta vez, foi efectivamente uma [B]barreira.

15 comments:

Pater Dixi said...

Sem dúvida que é com profissionalismo, desta índole, que a imagem da PSP é catapultada para o seu devido lugar.
Pena é que internamente a desorganização seja uma realidade. Enquanto uns trabalham, como é o caso, concorda-se, outros vão desorganizando, partindo, estragando o que está feito e sem razões aparentes, que não sejam apenas interesses pessoais. Falo é claro, dos despachos e projectos de despachos...Enfim!!
Parabéns ao COMETLIS, ao seu CMDT e não esquecer o seu 2º CMDT que tem muito a ver com toda esta operacionalidade do seu comando, não tenho dúvidas.

Pater Dixi

Anonymous said...

Um comandante à antiga!
Com os defeitos e virtudes que isso encerra, é um comandante à antiga. O mais verde dos azuis.
Não é dos melhor preparados tecnicamente, não é dos que mais gosta de se envolver nos problemas policiais do dia a dia, mas quando realmente é preciso, nos momentos mais sensíveis, ele aparece. E aparece sem preocupações em ser politicamente correcto, mas apenas e só policialmente correto.
Este é daqueles que, se o Ministro o chamasse para dar explicações, ele iria ao Ministério em farda de trabalho, como o fez um saudoso antigo comandante geral.

Anonymous said...

É uma autêntica vergonha para a nossa estrutura superior directiva, o que se passa recentemente com os últimos despachos (e refiro-me essencialmente ao 20/2009); como é possível que se publiquem e divulguem por todo o efectivo, despachos moribundos e inexequíveis. Tudo isto afecta severamente a credibilidade da instituição e a confiança do efectivo em quem o dirige!
Quanto ao Cometlis: Parabéns Sr Superintendente-Chefe

Anonymous said...

Os emprsários de diversão talvez tenham alguma razão no protesto, não conheço em pormenor, em Portugal o progresso que tantos apregoam normalmente fica-se nisto expoloração de quem trabalha, veja-se por exemplo, em França as inspecções aos veículos ligeiros são de 2 em dois anos, nós que tanto seguimos as regras Europeias, porque razão temos inspecções anuais, será por ganharmos mais,ter-mos melhor n´vel de vida, não me parece,mas talvez para criar empresários destes em que o país é fértil e fazem andar o país para a frente.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa tarde

Mas alguém espera outra reacção? Eu não. Aliás, o contrário é que deveria ser notícia.

No local nada mais foi feito que dar cumprimento às Leis vigentes num Estado Democrático, onde entre outras, a alteração à ordem pública deve ser combatida sob pena de qualquer dia parecermos o Zimbabwe.

Só lamento é que em situações com cariz mais grave e onde é posta em causa a actuação Policial, a atitude não seja a mesma. Já nem refiro a uma patente tão elevado, mas por exemplo uma espécie de Departamento de Relações Públicas que supostamente existe.

cumps

Anonymous said...

Sr. Bruno Lameiras

Independentemente da sua opinião, que é sua, não pode uma vez, uma vez que seja, falar bem de alguma coisa ou de alguém??

Eu estive no terreno durante 3 dias por causa destes senhores que se dizem empresários e, sinceramente, em duas ou três situações, se o Sr. Cmdt do Cometlis não tivesse actuado, teria sido o caos completo na cidade de Lisboa, independentemente do "cumprimento às Leis vigentes".
Não sou fã do Sr. Barreira, mas desta vez tenho de lhe dar os parabéns pela sua atitude. Não apareceu muito, mas quando o fez, foi eficaz.
Esperemos que assim seja no futuro.

João Carreira

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa noite

Sr. Carreira:

Mas eu disse mal de alguém? A não ser que não concordar consigo seja dizer mal.

Limitei-me apenas a dizer o que disse sem retirar uma única vírgula. Estas situações são notícia porque não são regra. Se o fossem deixavam de ser notícia, pois tornavam-se banais, como o deveriam ser.

Lá está, o facto de ter passado “ 3 dias no terreno” também não justifica a notícia, pois para mim é uma situação banal. Se calhar para si é uma excepção.

Cumps

leiras said...

Concordo em pleno com o Sr. Bruno Lameiras.
Essa é a verdade. A regra deveria ser essa. O acompanhamento da hierarquia ao mais alto nível nas situações mais delicadas. Assumir no terreno o controlo das operações. Assumir a responsabilidade plena.
A excepção é o restante.
E o que devia ser notícia era precisamente a ineficácia da acção de comando principalmente no assumir das responsabilidades.
Mas vejamos o caso por outro lado.
Este assunto é um assunto político com impacto na comunicação social.
Assumir o comando da operação dá realce a quem pensa um dia assumir o leme da nau. Ou não será assim?

Anonymous said...

Sinceramente não tenho prestado atenção à comunicação social, mas ao fazer agora uma leitura mais atenta, por causa deste comentário, apenas vi, um comandante a fazer aquilo que se espera que faça.
Todos nós agentes fazemos o mesmo. O problema levanta-se quando uns e outros deixam de fazer aquilo que devemos fazer, ou por medo ou por comodismo.
Finalmente, não sou "verde", sou azul, mas vermelho por dentro..., contudo, nunca nenhuma besta, nenhum iluminado se atreveu a passar por cima de mim, e, não meço mais que 1,69 cms...

Anonymous said...

Foi onde devia ter ido, fez o que devia ter feito, Comandou.

Nada de mais, pois são exactamente essas as suas funções.

Noticia seria se alguém lá para os lados do Largo do Carmo tivesse vindo Comandar as nossas forças.

Anonymous said...

Fizeram cumprir a Lei e depois?

Não deveriam estar assim tão contentes, afinal de contas, os "empresários de Parques de Diversões", ou quaisquer outros, fazem tudo o que está ao seu dispor para fazerem pressão ao poder político. Deviam estar do lado deles, ao mesmo tempo que fazem cumprir a Lei. Não precisam de deitar foguetes, afinal de contas, não são poucas as vezes que a polícia também se encontra do outro lado, fazendo pressão nos mesmos.

Têm uma memória muito curta e depois estranham que o cidadão esteja nas tintas para os problemas da Polícia.

Serpico said...

Pelo comentário do ultimo anónimo dá para ver bem como anda por aqui muita gente confusa que nunca conseguiu assimilar para que é que serve a Polícia.
Será que este senhor Anónimo alguma vez imaginou se todas as corporações, sindicatos e classes profissionais resolvessem lutar pelos seus direitos impedindo a ordem e o normal funcionamento de um país e a Polícia nada fizesse? Ainda acredita em Revoluções e finais felizes? Não sabe porventura que toda a gente anda insatisfeita com as suas vidinhas e que se os deixassem "lutar" à vontade pelos seus "direitos" mesmo assim essa insatisfação não se extinguiria? Vá pregar Marxismo-leninismo para outras paragens, pois aqui está entre Polícias azuis por fora e por dentro.

Anonymous said...

A atitude do Sr SuperInt Barreira é própria de qq chefe em situações idênticas. Ele fez o que tinha que fazer e na situação própria, isto é quando estão envolvidas forças do seu escalão. Nas demais situações lá estarão os respectivos chefes,de contrário não se justificariam os escalões de chefia intermédios.Por isso não subscrevo alguma critica que assim o refere. Quanto á preparação técnica, também considerando a sua origem e as actuais funções, se isso for entendido como andar a passar multas/coimas, não me parece ser exigível.Penso que ainda foram assomos do que aprendeu enquanto militar. Pena foi que esta gente tivesse trocado de farda .Tal nunca devia ter sido autorizado. José Gabriel Tavares

Samuel said...

Estão a fazer falta é o regresso dos militares e um Salazar, Portugal, governado por estes, com os milhões que têm entrado no país,vindos da União Europeia,que vieram alimentar o roubo e corrupção não o desenvolvivento estrutural,seria um hoje; dos países mais ricos do mundo,e não estaríamos no estado a que isto chegou a que os apredizes de política nos levaram ou seja de tanga, como muito bem disse o outro, fez muito bem em se por ao fresco.

Anonymous said...

Usando linguagem nos termos usados em guerra,o efeito tanga são danos colaterais que temos de sofrer, provocados pela política guterrista, e veio para ficar, aumento de ordenado, não há dinheiro,essa verba é melhor aplicado nos trabalhadores do rendimento mínimo, para poderem ter uma bomba á porta da barraca, local mais seguro, para o exircício da suas beneméritas e claras actividades..