Friday, March 21, 2008

53 / Avaliações, uma Questão de Geografia?

Todos os anos, os mesmos problemas, as mesmas [falsas] soluções, as mesmas queixas. O caso é sério e é necessário que se faça uma profunda reflexão sobre o assunto. Só assim se podem aplicar as medidas adequadas para que se acabe, de uma vez por todas, uma das maiores bandalheiras que há na PSP: as Avaliações de Serviço anuais. Para uns, a avaliação é uma questão de brio, pois não serve para mais coisa nenhuma. Para outros, que a recebem, é ver a vida a andar para trás. Para os que a dão, poderá ser uma vingançazinha pessoal. É certo, que num local como este, o que interessa é referenciar o que é errado. Como tal, os exemplos aqui apontados são referenciais e não maioritários. Mas como mexe profundamente com a vida das pessoas é necessário corrigir a forma e a avaliação. Com uma avaliação [subjectivamente] por baixo, deixa um indivíduo de ser promovido; com uma [subjectivamente] por alto, passa à frente de Escolas ou Cursos inteiros. E não nos podemos desculpar com as Comissões Paritárias. As comissões Paritárias são accionadas quando há o descontentamento individual, e está correcto. Dá um trabalho danado, normalmente dão razão ao reclamante, mas está bem. Mas quem é que avalia os avaliadores que fazem avaliações acima da média? Nas listas dos concursos vê-se que há Comandos em que determinada classe é toda classificada de Muito Bom e essa mesma classe, noutros Comandos, é classificada de Bom. Será que a geografia torna as pessoas inteligentes?

4 comments:

Anonymous said...

A avaliaçao de serviço, por ora, reflete a muito boa incompetencia, irresponsabilidade, facilitismo e falta de corragem dos avaliadores, desta casa.

Já agora, também, será bom falar da total bandalheira das avaliaçoes de serviço do CM de Lisboa... aí, e considerando a quantidade de iluminadas notas 10, há certamente uma sustentada incompetencia na disciplina de avaliar o desempenho.

Anonymous said...

nem mais, pena que não se consiga tranferências para esses comandos abençoados... bonito bonito é ver os louvores a torto e a direito aos srs oficiais e respectivos assistentes... é de louvar esses louvores, pois sem esses senhores louvados esta polícia não era nada!!! não há futuro para esta casa, faz falta um segundo "secos e molhados" para ver se nos unimos ou não. o mais provavel é ser apenas no proximo milénio

Anonymous said...

Penso que a responsabilidade das avaliações,são dos chefes directos da função que se desempenha na altura.O recurso existe para isso mesmo,até para quem os avalia,ter consciência da justeza dos mesmos actos.Os «porreiros» não interessam,só os justos.Abraço

Anonymous said...

Um homem«porreiro»,jamais será justo