Saturday, December 5, 2009

136 / Pensar Bem No Assunto

Dá que pensar no espectáculo(?) que se parasita em redor do mundo futebolístico. Desde os dirigentes (assunto mais do que falado) passando pelos próprios adeptos - os verdadeiros amantes do jogo de futebol - chegando áquela subspécie de seres vivos, mas de institutos primários, pomposamente chamados pelos nossos legisladores de GOA, tudo merece uma real ponderação. Isso mesmo: Grupo de Adeptos Organizados. E esta gente está organizada para quê? Eles organizam-se para encaparem o cometimento de todo o tipo de crimes. Têm ainda a primazia de se poderem registar, a modos que de uma empresa se tratasse (e defacto são! Tomara muitas empresas com escrita organizada poderem movimentar a «riqueza» que alguns «GOA» movimentam por ano).  Depois, a cereja no topo do bolo: Têm acompanhamento e protecção policial!!! Sabiam os nossos concidadãos o que um acompanhamento de criminosos tem custos monetários estrondosos no orçamento das Forças de Segurança? Sabiam que enquanto andamos a proteger criminosos, deixamos de descansar? Sabiam que para além de uns tostões que os clubes pagam em regime de gratificação, a agentes que preferiam estar em casa com as famílias, toda a parafernália policial é paga pelo erário público enquanto os clubes se banqueteiam com milhões? Sabiam os nossos concidadãos que enquanto estamos nos estádios não podemos estar noutro lugar? Realmente é melhor começarmos a pensar no assunto, fazer agilizar a justiça e, certamente, deixar de andar a proteger estes criminosos de terra em terra e direccionarmos as nossas energias para quem e para onde ela é realmente necessária.

7 comments:

Rui said...

Compreendo que não seja fácil perceber este fenómeno, que são as claques e que, quem nunca teve de levar com elas, como me parece ser o caso do policíadas, realmente se indigne com a aparente protecção que lhe é dada pela Polícia.
Há uns anos atrás, um comandante do Cometlis, acabado de chegar ao comando, sem experiência na causa, na preparação de um Sporting - Benfica, adiantou-se logo a determinar que não ia haver o habitual acompanhamento das claques do Benfica para alvalade pois, entendia ser vergonhoso que a Polícia andasse a dar protecção a um bando de malfeitores e que, com ele, isso iria acabar. Pois bem, claro que foi avisado por quem tinha experiência no assunto, que as coisas poderiam não correr bem. Ainda assim, e porque quem manda pode, fez-se como o senhor determinou. Resultado: aquilo correu tão mal, que o senhor, inteligente como é, mudou de opinião e daí para cá mantiveram-se os acompanhamentos.
É um tema complexo e que já levou a vários estudos académicos em vários países. É ingrato bem sei, tal como é ingrato que os nossos impostos sirvam para sustentar todo o tipo de criminosos que se encontram presos ou pagar o rendimento mínimo a quem não quer trabalhar, mas enquanto não se inventar solução mais eficiente, não restará outra.

Anonymous said...

Patilho o mesmo entendimento acerca do espéctáculo do acompanhamento de claques,que não passam de um bando de criminosos,que devem ser tratados como tal se prevarecadores, só que o problema é sempre o mesmo, a justiça não funciona,enquanto durar este interregno, seria de repensar alternativa.Como em tempos houve tribunais que funcionaram no Comando-Gerl da PSP, era hipotese a ter em conta até que ficasse resolvida a paralização da justiça,que é o sector do Estado menos justo, imagine-se se qualquer cidadão se queixa-se, noutro organismo qualquer e lhe fosse dito para lá ir passados 10 anos, senão mais.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa noite.

Partilho da opinião do Policiadas. Pelo menos em parte. Contudo, não me parece que o efectivo dedicado a este fenómeno diariamente, que não sejam renumerados, se mostre relevante. Falamos de quantos? 30 homens?!

È certo que não passam disto e daquilo, disso todos sabemos, mas se me é permitida uma opinião muito pessoal acho muito mais gritante a actividade de algumas secções / divisões / politiquices da actualidade. Destas destaco o “apoio ao idoso”, “escola segura”, “protocolos de segurança” e renhónhónhónhó!

Lamento, mas nós somos Policias, não somos assistentes sociais!
Não me parece que isto funcione, pelos menos na prática. Acabar com isto e meter esta rapaziada a rodar em Carros Patrulha, parece-me mais funcional.

Mas vamos mais longe! Para que existe a Divisão de Segurança? Salvo erro, tem um efectivo que ronda os 700 elementos. Para que? Guardar instalações cujo seu interior não é nosso? No exterior, coloquem câmaras de filmar e / ou a Prossegur. Se tiverem problemas, liguem 112.

Espalhem estes elementos pelas Esquadras e acaba-se o défice de Agentes. Agora, peguem neste exemplos todos que dei, coloquem-nos no serviço de patrulha e vejam se faltam Polícias!!!! Se calhar não…

Cumps

Anonymous said...

De acordo,esses serviços devem ser enquadrados como sempre no serviço policial geral, e deixar as capelinhas,senão ás tantas é necessário criar um policia com perfil adquado para cada cidadão,a Div. Seg. excepto os elementos de seg pess.deviam voltar a ser afectos ás Esq. como já foi, e estas em cada área gerir as necessidades,a situação como está mais parece uma regionalizaçã.

Anonymous said...

Cidadão leitor assíduo deste blog.

Não percebo porque é que não se proíbe a entrada nos estádios dos indivíduos que provocam estes distúrbios!

Era prende-los, identifica-los e automaticamente eram proibidos de entrar no estádio nesse dia. 3x consecutivas e eram proibidos durante um longo período de tempo!

Muitos deles iriam andar mais calminhos para poderem ver o jogo!

Só se gasta dinheiro em tentar controla-los. Prevenção e repressão são palavras que não existem nos dicionários dos nossos legisladores!

Enfim!!!

Lima said...

Mas não acham que as claques, tal como os políticos na actualidade,têm tudo a ver menos com a defesa do futebol e o povo, que tanto gostam de invocar,eu confesso que fui ingénuo até certo ponto,claques e políticos diferentes lutas o mesmo objectivo ,uns e outros a mesma obscuridade.A camorra manisfesta-se de várias formas.

Mendes said...

Claro, que as claques se tornaram campo de batalha para o domínio e controlo do tráfico de droga, não que isto signifique todos os elementos,como qualquer elemento das FS em princípio de carreira sabe,em tempos em que a justiça política e os governos,funcionavam,e não havia toupeiras,as polícias iam controlando o fenómeno, como não há almoços grátis, é sabido que estes grupos de traficantes usavam as FS, para combater os rivais,é certo que nos últimos tempos as FS têm vindo em certas zonas a perder esse controlo,o que tem levado a que estes marginais se tentem eliminar entre si,e as FS, começaram a ser um embaraço a que já pouco recorrem,por não lhes resolver o que pretendiam.