Wednesday, February 10, 2010

151 / Co-responsabilização - ( 1 )

Desde o início do ano que a Direcção Nacional da PSP está a braços com um molho de bróculos. O Estatuto do Pessoal que entretanto entrou em vigor, em vez trazer soluções, trouxe complicações; quando se pensava que iria apresentar uma luz nova, trouxe velhas sombras. Deixaram (deixámos?) que se passassem vários meses desde a sua publicação até à sua entrada em vigor. Mais demorada está a ser a sua implementação. Várias poderão ser as explicações para a demora. O que interessa é que, em tempo real,  fomos incapazes de pôr a máquina a funcionar. Deixámo-nos enredar com a treta do funcionalismo público, enfraquecemos. Este Estatuto, esta manta de retalhos, este molho de bróculos, esta festança de subsídios, suplementos, recrutamentos e graduações vai fazer com que chegue ao Verão e nem sequer dinheiro para ordenados vamos ter.
[Outras mensagens sobre o mesmo assunto: 127, 142 e 146]

20 comments:

Anonymous said...

Hoje no Correio da Manhã está um artigo sobre a "união" entre a PSP e a GNR. Nesse artigo o Sr. General nega a intenção de tal união. O Sr. PR não comenta, desculpando-se num estudo em elaboração. Parece-me que as nossas chefias estão interessadas em andar de botas de cano alto e a cavalo, tal a displicência com que conduzem os interesses da PSP desresponsabilizando-se e enterrando cada vez mais esta instituição, para o marasmo da extinção a muito curto prazo.

João Carreira

Anonymous said...

As constantes referências á GNR, seu orçamento salta á evidência que existem pessoas na PSP, que gostariam de deixar de pertencer a esta para serem da GNR, mas podem fazê-lo sem que esta seja absorvida = extinta, só falta mesmo a PSP, aconteceu com a Guarda Florestal e Fiscal, optando por ir para lá,se estão descontentes, por algo que está mal, como novo o Estatuto,creio que se iriam sentir ainda mais descontentes, não levaria muito tempo.

Anonymous said...

pois é.... agora toda a gente se lembra que o estatuto era para ficar-mos muito pior que ao que estamos.. mas afinal que fizeram os nossos (oficiais) nada !!!! eles estao bem quem esta mal é o zé guarda e agora que fazer???
vamos dar subsidios a todos nem pensar isso seria uma injustiça para os elementos que são os escravos da PSP (patrulheiros)
....que continuam a ser mal vistos, bem como se ve no estatuto subsidios para os bac birs canideos goes cis e outros nomes pomposos que nem me lembro ..
((SRs DA CHEFIAS AINDA ESTAO A TEMPO DE IMPEDIR O ESTATUTO OU PELO MENOS PARTE DELE))

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa noite

Acerca deste tema, nomeadamente no que concerne aos tais subsídios que supostamente vão ser atribuídos à Investigação Criminal, confesso, lamentavelmente, que já me começa a meter nojo a conversa, reparem, não é aversão, é nojo mesmo.

Faço parte do pessoal com "nome pomposo" EIC há alguns anos. Embora não o tenha que fazer num Blog, pois justificações de índole profissional apenas tenho de as dar ao(s) meu(s) superior(s) directo(s), uma coisa eu vos garanto, farto-me de trabalhar.

Quem argumenta por ai que numa EIC não se trabalha é certamente alguém que nunca por lá passou e revela uma visão limitada do que é a Polícia nos dias de hoje. Estão desactualizados e esses, em meu entender, jamais terão lugar numa EIC.

Muita gente se calhar não sabe que o trabalho de uma EIC muitas das vezes se torna "invisível", pois mais que ninguém trabalhamos "agarrados" aos Tribunais e às consequentes alterações às legislações.

Já lá vai o tempo em que para as EIC`s iam os "maus". Agora querem-se pessoas inteligentes e moderadas. Mas acerca disto e quem quiser saber mais que se informe.

O trabalho de um colega da patrulha é tão importante como os restantes cargos na Polícia.
Se me perguntarem se devíamos todos ganhar bem, claro que sim! Sou apologista de uma Polícia moderna, bem paga e motivada.

Agora o que por aqui e ali tenho lido, é pessoal revoltado com o subsídio atribuído à Inv. Criminal e há anos que há subsídios para o GOE, CI, CSP, etc e nunca ouvi ninguém piar tanto.

Tenho "fé" que a origem deste tipo de comentários é de alguém que denota alguma frustração Policial por nunca ter estado numa EIC, sendo o motivo desconhecido. Tenho também plena consciência de que 98% por cento do efectivo, principalmente em início de carreira gostaria e bem, de por lá (EIC) passar.

O saber não ocupa lugar.

Por isso, deixem-se de alimentar “guerras” internas com os vários departamentos existentes nesta Instituição e essa "ira", transformem-na em vontade de trabalhar, certamente o vosso valor vai ser reconhecido.

Cumps

Anonymous said...

Caro colega Bruno lameiras, gostei do seu comentário, em especial destaco.
"Já lá vai o tempo em que para as EIC`s iam os "maus". Agora querem-se pessoas inteligentes e moderadas".
Embora não seja inteligente como o caro colega, pois não faço parte de nenhuma EIC, nem nunca tive intenções de tal.
Mas como sou modesto e na minha modesta opinião, sou contra os subsidios, sejam eles quais forem.
Bem haja.

Anonymous said...

Boa Noite
Sr Inteligente Bruno Lameiras

O Sr. foi um predestinado. Nasceu para pertencer à EIC. A «massa» que faz os «burros» patrulheiros é outra.
Deixe-se dessas análises hitlerianas. A consciencialização da existência de uma raça superior.
Aqui não há «arianos».
O que aqui está em discussão é a justeza da atribuição de subsidios/suplementos e outros do mesmo género.
Não está em causa a justeza da atribuição dos subsidios às EIC's.
Eu pessoalmente entendo ser justo.
Mais justo seria a sua extensão aos "patrulheiros".
E o Sr. sabe porquê.
A não ser que já tenha nascido numa EIC.
Fique bem. Não leve este comentário como depreciativo à sua interpretação. Tome-o como alguem que conhece bem os trabalhos das EIC's e das patrulhas.

Anonymous said...

Sobre investigação criminal, andam por aqui saloios que, se calhar existir um espelho à sua frente são capazes de dizer mal do tipo que está do outro lado também, não é. Falam daquilo que não sabem e confundem o todo pelo particular.
Sobre a "união" GNR PSP esse realidade vai existir um dia, senão no nosso tempo, no tempo dos nossos netos. É inevitável.

Anonymous said...

copVoltando ao tema co-responsabilização.
O Estado pagou a três ilustres Intendentes para durante quase quatro anos, apresentarem a LOFPSP e EPSP, que seriam facilmente decretados, porque o MAI deu espaço de manobra à PSP para se organizar.
Nestes anos os “Crânios Mores “ foram retirados de funções policiais para trabalharem os aludidos diplomas com afinco. Após promulgação já sofreram alterações várias por neles constarem erros GRAVES por desconhecimento da orgânica da PSP, com prejuízos enormes para a PSP em geral e para cerca de 8 000 elementos com funções policiais (nos suplementos).
Questões:
Alguém vai ser punido por ser incompetente?
Alguém vai ser responsabilizado criminalmente e civilmente pelos prejuízos provocados?
Alguém vai ser punido por favorecimento próprio e a camaradas ?
De facto está em voga: “Quem rouba neste Governo não comete ilicitudes”.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boas…

Lamento profundamente que não tenham percebido, ou não quiseram perceber, o que escrevi.

Acho que no meu comentário jamais menosprezei o colega que presta serviço de patrulha, portanto não deturpem as coisas para o lado que vos convém. Até porque estou ciente que esta troca de ideias jamais nos vai levar a algum lado.
Eu também sou contra subsídios, quem não é?! Mas o argumento que ouço por parte dos colegas é sempre a criticarem a atribuição de um subsídio à Investigação porque “passam o dia a passear de carro e a ver gajas”. Raramente se ouve alguém a dizer que é contra os subsídios.

Relativamente ao tom irónico do colega que se referiu à parte dos “maus” eu posso explicar melhor. Antigamente, quem era escolhido para as antigas Brigadas eram os gajos que na rua andavam aos tiros e batiam em toda a gente. Percebeu agora?

Portanto, se quiserem analisar de forma coerente as minhas palavras estou disposto de uma forma educada e construtiva a trocar ideias, se é para se andar aqui apenas a ler o que “queremos ler”, não contem comigo.

Para terminar e relativamente ao Anonimo que me chamou de Inteligente, o seu comentário foi tão desajustado e despropositado, como se tivesse o objectivo de me dar algum recado quem nem vou comentar.

Abraço

Anonymous said...

óh colega bruno lameiras .
ja devia eu fazer parte das brigadas a civil e tu nem na policia devias estar decerteza e nessa altura sim era trabalho dificil pq nao havia computadores era a maquina de escrever o trabalho k davam as peças de expediente nem imaginas.....
agora basta ter um padrinho.... e ja se vai para esses lugares pomposos ....

Leiras said...

Sr. Bruno Lameiras
Inadvertidamente coloquei-me como Anónimo no comentário que introduzi chamando-lhe inteligente.
Pelo seu comentário posterior verifiquei que ficou ofendido. Peço desculpa.
O tópico e o assunto colocado em post é pertinente e não vou entrar em discussões de "lana caprina".
Cada um tem o valor que tem independentemente do serviço que desempenha.
Todos somos dignos até prova em contrário.
Como dizia um comentador anterior o que aqui está em causa é a co-responsabilização das pessoas pelos actos que praticam no exercicio das funções que desempenham.
Ser gestor/director de qualquer serviço implica responsabilidade. Colhem os "louros" nos êxitos, com repartição de lucros, prémios e louvores.
Nos inêxitos das suas gestões, pelas políticas erradas implementadas continuam a receber os prémios e louvores quando o caminho certo seria a destituição dos cargos por incompetência.
Fique bem Sr. Bruno Lameiras

Serpico said...

Mais do que compensar pelo serviço que se faz, o objectivo dos subsidios é o de incentivar as pessoas a quererem ocupar lugares onde esse determinado subsidio é pago.
No subsidio para os Investigadores o que se pretende é que os "patrulheiros" ou outros, se esforcem (se assim quiserem) para conseguirem pertencer a um serviço mais bem pago. Isto é algo que existe em praticamente todas as instituções/empresas de sucesso pelo mundo inteiro. Ou seja as pessoas tem hipoteses se assim o pretenderem de ascenderem a lugares melhor remunerados. Isto motiva as pessoas, especialmente as mais capazes e lutadoras. Claro está que haverá sempre gente medíocre que nem sequer vai tentar mudar a sua situação, no entanto são os primeiros a apontar o dedo a quem tentou e conseguiu (que teve padrinhos, cunhas,etc). Chama-se a isto inveja. Como dizia o Bertrand Russell sobre as pessoas invejosas: em lugar de terem prazer no que têm, sofrem pelo que têm os outros.Se puderem, privarão os outros das suas regalias, o que para ele será tão desejável como ter conseguido para ele próprio essas regalias" e " a gente medíocre necessita de ter muita segurança e frequentemente não se atreve a realizar tarefas que é perfeitamente capaz de ralizar.A gente medíocre ve-se eclipsada pelas pessoas com quem lida habitualmente. Consequentemente, é especialmente
propensa à inveja e, por causa dela, à infelicidade e à mà vontade."

Reparem bem à vossa volta: os civis invejam os Func. Publicos. Os Func. Publicos invejam os privados. Os funcionários civis invejam os policias. Os polícias invejam a Gnr, os bombeiros, os guardas prisionais, a PJ, o SEF,etc Os operacionais invejam os impedidos. Os impedidos invejam os operacionais.Os agentes invejam os oficiais. Os Subcomissários invejam os Comissários, os Comissários invejam os Subintendentes..., os patrulheiros invejam os da EIC, do GOE, CI,etc ou seja, inveja-se Napoleão, mas Napoleão tb invejava César, César invejava Alexandre o Grande, e este invejava Hercules que nem sequer existiu.

Concluido: disfrutem o que tem, se não estiverem satisfeitos lutem para terem mais.Não se comparem com os outros.Há sempre quem tenha mais, mas tb há quem tenha menos.

Anonymous said...

Este ultimo comentário, revela bem o que nós somos (policia).

Por isso é que não se vai a lado nenhum.

Os meus parabéns pelo seu comentário.

Pois a cobiça e a inveja é o que não deixa as coisa evoluírem.

Deixem de olhar para o lado, para verem o que os outros tem. Olhem mas é em frente pois cada vez o nosso futuro está mais cinzento (ou verde)

Anonymous said...

Estas guerras ignóbeis, Investigação/patrulha/UEP etc, só vão fazer valer aquela máxima: "Dividir para reinar"
Coça a barriga de tanta satisfação quem dela usufrui...

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Serpico, Obrigado! Deve ter sido uma das poucas pessoas que percebeu o que quis dizer.

Cumps

Anonymous said...

O que o sr.serp. diz poderá ser,e é verdade em parte, convém é não fazer tábua rasa, há muita boa gente que não inveja nada nem ninguém,não se considera nem considera alguém mais ambicioso pelo facto de execer uma actividade que pouco ou quase nada difere da generalidade,que a grande maioria está ao mesmo nível,e apta a desempenhar,se sente muito bem no lugar que ocupa,a propósito ocorre-me perguntar o porquê da afirmação de invejar a GNR, será que da parte desta se ouve dizer o inverso,ou se não será uma forma de ir preparando o que virá a seguir,acerca de subsídios é a primeira vez que ouço manifestarem-se contra,inclusive quem por certo o recebe,será que se forem ileminados vai aumentar o ordenado,nunca aconteceu, poderá acontecer alguma vez, dúvido.

Anonymous said...

A recente reforma legislativa, quanto ao que à PSP diz respeito, não haja dúvida que houve, como já se disse, quem estivesse arredado das suas funções policiais, durante largo tempo, para preparar os citados regimes jurídicos. Mas daí não viria mal ao mundo, se o resultado tivesse sido bom.
Pena é que, o resultado foi péssimo! Péssimo para não adjectivar de forma mais grave. Legislador, não é quem quer, mas quem sabe minimamente o que é a actividade legista, e não é o caso dessa gente, que apenas por terem sido “iluminados” por uma licenciatura, de qualidade muito duvidosa, na tal “coisa” de ciências policiais, que enfim todos sabemos como se concluiu ali para os lados de Alcântara, onde o vasto palavrão académico do “copianço” é a actividade principal, logo como poderemos nós querer ter sábios prontos a legislar.
Só poderia, como é óbvio dar no que deu. No entanto uma coisa foi muito bem-feita, e aí todos os policias que trabalham, têm que lhes tirar o chapéu “do seu umbigo e dos amigos não se esqueceram”. Vejamos apenas a título de exemplo o que se está a passar com as graduações – dos amigos e amigos dos amigos – o recrutamento excepcional, que deixou de o ser para ser banal.
Pergunta-se:
Será que o povo, que paga, sabe que os oficiais graduados, em muitos dos casos, triplicam o seu ordenado? Os recrutados idem. Pobre povo!
Onde estão os sindicatos, para falarem disto? A comunicação social sabe o que se passa? Não porque se soubesse, provavelmente o SOL, já teria muito assunto com que se entreter.

Cumprimentos policiais aos trabalhadores da PSP, aos outros nem por isso!!!!!

Autor: Policiasinaleiro

Anonymous said...

A responsabilidade neste caso, mais uma vez, morrerá solteira!
O estatuto terá algumas dificuldades de aplicação (dificuldades, para não dizer impossibilidades), o que só reflecte o desconhecimento que os seus autores têm da Polícia real. Mas, para quem, da Polícia real, da Polícia de terreno, apenas conhece a realidade de há quase vinte anos atrás, não é de admirar. Sim, porque temos "polícias" que passaram por uma esquadra durante seis meses ou um ano há cerca de vinte anos atrás e que, depois foram para a Direcção Nacional e nunca mais de lá saíram.
Às 17H00 toca a sirene para o fim dos trabalhos e está mais um dia ganho, quando é necessário apresentar algumas informações sobre as suas áreas, enviam um ofício para os Comandos a pedir essas informações para ontem... e claro, não percebem por que é que outros devem ganhar suplementos. Suplementos para quê, afinal somos todos polícias, dizem eles. Apesar de não terem de usar arma, de ninguém os incomodar fora de horas, de não terem de tomar decisões na hora que impliquem a liberdade dos cidadãos, de elaborarem estatutos e os deixarem entrar em vigor sem se preocuparem antes com a sua aplicabilidade... Na Polícia real, na Polícia de terreno, as falhas, os lapsos, os incumprimentos, costumam dar direito a processo discilplinar...

Anonymous said...

PS
Chocante…
O que me choca, no meio de todas estas convulsões, é o facto de a base da pirâmide policial, que tem a massa de que é feita toda a actividade policial esteja muito satisfeita com tudo o que lhe têm feito. Fecharam-lhes as portas de acesso a uma carreira na PSP, coarctando-lhes a hipóteses de poderem subir na hierarquia. Vedaram-lhes todos os direitos que outros, com muito sacrifício, conquistaram. Lapidam, diariamente, o “saber fazer” que sempre foi característica do bom polícia. Hoje em dia, apenas se valoriza o “saber saber” – como dizia no post anterior – um saber de duvidosa qualidade, mas que vai dando para garantir todas as regalias de uns, em detrimento do sacrifício e trabalho de outros.

Mesmo assim, vejo, toda a gente muito bem na vida e sem reivindicar nada! Como dizia o outro “está-se bem, tá-se ….tá-se!!!!!!!!!

Autor: (PS)Policiasinaleiro

Anonymous said...

Prova desta desorientação total que reina na nossa estrutura superior directiva é o famigerado despacho 20/2009 que morreu à nascença.
Como é possível que o DN tenha assinado e mandado publicar tal "coisa" quando está cheia de incongruências, irregularidades e utopias??? O resultado está à vista: já foi mandado retirar do mercado...