Wednesday, May 28, 2008

73 / Brincar Com o Fogo

Se olharmos com alguma atenção para a imprensa em geral – e para os jornais em particular – verificamos que há um acentuado aumento do número de notícias referentes: 1) à Polícia; 2) a polícias; 3) a assuntos policiais. Quanto aos últimos nada se pode fazer, pois é o papel que o Estado, enquanto demissionário de diversas politicas sociais, reservou para nós. Quando se fala de polícias, a título individual e particular, raramente é para mostrar, indicar, apontar, enaltecer, enfim de alguma maneira, falar positivamente do indivíduo, da pessoa humana que, por ser polícia, adquiriu valências que a sociedade tem usufruto delas. Pela negativa… vou ali e já volto! Finalmente a Polícia, a Instituição. Muitas das vezes, parece ser «uma coisa que está ali» e que serve para falarmos mal. Mas não é isso que agora se pretende dizer. O que se pretende chamar à atenção é o seguinte: há já vários anos que a Polícia de Segurança Pública tem servido de joguete dos políticos: usam-nos, fazem-nos promessas, passam-nos as mãos pelo lombo [enquanto oposição]; no poder, só não nos tiram mais porque… parece mal, ou ainda não foi oportuno. Mas as novas investidas estão aí: começam por lançar na imprensa determinadas «notícias» e depois aparecem os desmentidos. Parece que há uma pesca à distância: lançam o isco a ver qual a reacção. O caminho, a ser por aí, é muito perigoso. Já basta que nos confundam com funcionários públicos – embora formalmente já o sejamos – porque a realidade, a curto prazo, vai ditar a incoerência da decisão. Agora, duma vez por todas, deixem de brincar com o fogo, pois um dia destes queimamo-nos todos. Com aquele fogo que arde sem se ver, sem ser propriamente… amor.

7 comments:

Anonymous said...

O Policiadas só vê as negativas: há também um grupo daquelas que mostram que somos uma organização benquista na sociedade portuguesa. Parece assustado, o Policiadas. Se o Instituto não o preparou para compreender estes fenómenos, então é melhor pensar noutra profissão. Mas continua num registo de profunda depressão.

Anonymous said...

e vamos continuar a ser usados! dá jeito a quem está no poder e a quem quer o poder... a nossa luta além de inglória, é fraca e dispersa, e muitos de nós, apesar de descontentes, remamos contra a corrente, infelizmente. se alguém se vai queimar somos nós próprios. a menos deixemos de nos conformar com o "ordenado ao dia 21". a frase não é nova e já foi dita por muitos de nós, mas nesta altura do campeonato e vinda de onde veio... merece resposta à altura.

Anonymous said...

O único Instituto que a polícia está aprecisar neste momento é o ISN - Instituto de Socorros a Náufragos.

Anonymous said...

...Uummm... há quem confunda 'registo de profunda depressão' com a pressão que registo profundamente, dia após dia, ao ver desvalorizado o meu trabalho. Mas lá que somos benquistos, ai isso somos.

Anonymous said...

"Devemos contentar-nos com o ordenado na conta no dia 21",será que o homem vem traumatizado da MADEIRA?Não seria melhor ele ir para a P.M. do Porto?Não quero acreditar que foi o D.N.que o colocou como Comandante do COMETLIS.A vida sexual do homem não deve andar famosa!!Só pode..........Ao menos os JORNAIS fizeram eco disso e os SINDICATOS?????

Anonymous said...

Alguns vão fazendo o que podem e estão longe de lisboa...

www.aspplamego.blogspot.com

Anonymous said...

Eu quero ser sindicalista para comentar a vida sexual das pessoas que é uma questão relevante para a defesa dos associados.