Thursday, November 6, 2008

98 / Qui Varrant, Pauci; Est Multus, Qui Sordidet Aedes*

Quando o Director Nacional da PSP tomou posse, publicámos o nosso mais eloquente post: «Le Roi est Mort, Vive le Roi» [ver mensagem 51 / Francisco de Oliveira Pereira, 14 de Março]. Ficámos contentes porque tinhamos muita esperança, muitas expectativas. Demoradamente, muito lentamente, foi formando a sua equipa. Tinha-se iniciado um complicado processo de reestruturação da PSP. As pessoas que nomeou, colocou e fez deslocar, iriam cumprir esse propósito. É certo que há imperativos [legais] que tornam determinadas tarefas demoradas. No entanto, há outras situações que não se compreende como é que se chega a elas. Poderíamos citar muitas, mas só vamos abordar uma: Tendo a PSP recebido áreas novas sem reforço de efectivo, numa altura em que se aguardam inúmeros diplomas que virão - espera-se - mudar a face da PSP, o Chefe do Departamento de Recursos Humanos (intendente Maurício) vai-se embora para Cabo Verde? E o Director Nacional Adjunto permite? ( ou deseja que assim seja?) E quem o vai substituir, não deixará um Comando a meio de uma reestruturação pensada por ele?
*Mais há quem suje a casa que quem a varra

23 comments:

Anonymous said...

Será só esta Mudança?
Não vai embora um DNA?
Quem o vai substituir?
E quem sustitui este último, não vai refazer a equipa?

As ilusões estão a esfumar-se?

Anonymous said...

Quero saudar a nomeação do Sr. Intendente Paulo Lucas para nº2 da equipa de Mário Mendes.É da mais elementar justiça, reconhecer o mérito deste oficial de polícia ,que no meu entendimento, nem sempre foi tratado com a dignidade que lhe é devida.
Com este nomeação alguns "espíritos" ficarão sobressaltados mas, ainda bem.Seja bem-vindo pois Sr Intendente a este lado do Atlântico, de onde nunca devia ter saído.

Anonymous said...

Dizem para aí que em Setúbal também vai passar a vassoura.Só no "porta aviões" da PSP é que não parece haver limpeza.Será que é agora que o ex-SS vai dançar o bailinho?

Anonymous said...

Vai para onde?? Cabo Verde. Será que deixa saudades? Mais uma festa que vão fazer alguns....Mais um senhor que faz o que quer e a quem quer e agora vai para Cabo Verde. Ele pode, os outros não. Adios!

Anonymous said...

Na realidade a casa PSP tem de levar uma "vassourada". É uma casa sem norte.
Como é que se compreende que o Intendente Paulo Machado, que ainda há meia dúzia de meses tomou posse como director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e sem aquecer a cadeira vá para Director dos Recursos humanos. Sá na PSP é que se assiste a "malabarismos" ao nível da classe politica.

Anonymous said...

Grandes mexidas internas.Só me admira que graduados de relativa baixa patente ocupem cargos tão elevados. Isto é que é subir na vida. Entretanto outros nao passam da cepa torta. Zé do Telhado

Anonymous said...

Pelo menos assim ficam-se a saber quem são os "afilhados".As comissões de serviço noutros organismos devem ser prémio, tal é a selecção.

Anonymous said...

Mas ainda alguem acredita que vai haver mudanças sérias nesta casa? mesmo mudando o governo "eles" são sempre os mesmos. DEIXA ARDER

Anonymous said...

O que quero dizer é o seguinte: os lugares de trabalho, verdadeiro trabalho, estão entregues -e bem- sempre aos mesmos: aos «velhinhos» Comissários, Subcomissários e Chefes. Porquê? Porque são residentes ou andam lá perto. Os outros, vão para as missões e para lugares politicos. Há Comandantes Distritais que nunca tinham comandado nada antes de o fazerem agora. Nem uma esquadrinha. Há outros que sobem de posto mas estão há mais de uma decada fora da PSP. Outros, acabam uma missão e vão para outra. A PSP está entregue aos «residentes». Os outros são a verdadeira mobilidade que vai aparecendo e vai embora de dois em dois anos para nos fazer começar tudo de novo, sem que nada o justifique. (to be continued)

Azul Polícia said...

- COMENTÁRIO -
Muitas são as vezes que «POLICÍADAS» tem conhecimento de movimentações de elementos policiais, como é o caso. Muito desse «conhecimento» ao ser publicado de imediato pode muito bem a fazer mais mal do que bem, nomeadamente aniquilarmos o mensageiro. Outras vezes o «conhecimento» não se consegue comprovar. Como um dos objectivos do blogue é "o que aqui lerem, poderá sempre ser comprovado" leva a que edição de notas, que nem sempre são opinativas, sejam cuidadosamente publicadas. Agradecemos a atenção e compreensão. Continuem a ler e a comentar.

Anonymous said...

Sr. ComandantesD.Prates:
Trocar um Chefe competente, trabalhador, leal, qualificado, por outro que não duvido que seja muito honesto e competente mas, não é qualificado e parece-me que não tem grande vontade de deixar a EIC.Fazer esta troca, quanto a mim já não é um bom sintoma, mas o porquê da mesma é que me preocupa.Fazer a vontade á senhora, outra que não é qualificada para opinar em questões operacionais,não lembra nem ao diabo.Por mais cartões de recomendação e amizades que a senhora tenha, tomar essa atitude, parece-me que, é transformar essa casa num clube de amigos.Já toda a gente percebeu a estratégia traçada para a Instituição PSP, agora V.Exª tornar-se cooperante é que me espanta e muito pelo conhecimento que tenho de si, como íntegro.

Anonymous said...

A policia cada vez se desprestigia mais. Então não querem lá ver que um zeloso (?) policia autua um cidadão deficiente dentro do recinto dum hospital por atender o telemóvel quando a pedido do segurança fazia uma pequena manobra para arrumação duma ambulancia. Isto só visto. Este guarda devia ser promovido, louvado, enfim ,apontado como exemplo das virtudes morais e... policiais. Quando será que haverá um reestruturação a séria do sistema policial neste País? `A consideração do sr DN, IGAI, MAI e etc. HDS

Anonymous said...

Policiadas estás desatento???
Então um ilustre Oficial da PSP é nomeado para um importante cargo e aqui não à Post???
Será que tens medo de cair em contradição

Anonymous said...

Eh pá! Anda aqui um gajo ressabiado!

Anonymous said...

Não é ressabiado é impotente por não lhe poder morder nos calcanhares.Azarito!

Anonymous said...

Bibá a Jolie, é nova mas enérgica. Anda aí mta dor de corno(a) e velho(a). Antes a Jolie que a Black widow da EIC do amor. Sim a escola da vida na PSP foi feita na 2ª.Esqª., dizem as más-línguas que sempre esteve atrás duma secretária pra poder ter a licenciatura e subir ao estrelato. Agora não vai olhar a meios para atingir a 3 estrela.

Anonymous said...

Por proposta conjunta dos Ministros da Administração Interna e da Justiça, o Primeiro-Ministro nomeou, após ouvir o Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, o Intendente Paulo Manuel Pereira Lucas para o cargo de Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna.
O cargo é equiparado a titular de direcção do 1.º grau e tem como competências principais as de coadjuvar, e substituir nas ausências ou impedimentos, o Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, cargo que é desempenhado, desde 8 de Outubro passado, pelo juiz conselheiro do STJ, Mário Mendes.
O Intendente Paulo Lucas, que tem vindo a desempenhar ultimamente as funções de Comandante Regional da Madeira, é licenciado em ciências policiais e é oficial da Polícia de Segurança Pública desde 1989.

Anonymous said...

Anda muita gentinha com insónias, nos ultimos dias, com esta nomeação. Será melhor, também arranjarem uma missãozita, para se esconderem por uns tempos....

Anonymous said...

Autuar um dificiente num recinto hospitalar por essa razão é de facto no mínimo estranho,creio mesmo que 99%,9 por cento dos elementos não o faria,isso foi uma atitude individual que depende da consciência de cada um,que quero acreditar tenha acontecido porque o sr. o diz,não vejo razão é porque por tal facto seja necessária uma reestroturação geral da psp.

Anonymous said...

Sr. Subintendente Dário Prates, a recente "mexida" numa equipa que em qualquer serviço que se preze depende directamente do comandante e no caso da DIC, dependeria directamente de si, entregá-la de mão beijada a uma menina que só por ser subcomissária há 6 meses e ter diversas cartas de recomendação para ser colocada na DIC, sinceramente nem parece seu...
Será que esta senhora é assim tão profissional para chefiar uma equipa com missões tão especificas? Ou será que ela quer saber tudo para levar para algum lado? Sabe que este tipo de equipas que trabalhm na sombra assustam muitos oficiais da PSP.
A saída deste chefe da DIC, faz-me recordar uns tempos atrás em que saiu igualmente um chefe da Amadora, por ter ido contra o sistema e ter denunciado mais uma vez questões de desvio de droga de apreensões por parte de uma oficial de policia... Ao que parece não era a primeira vez que esra acusada deste tipo de crime.
O Sr. ao longo dos tempos, tem deixado transparecer que afinal é um oficial como os outros que por cá andam... não toma atitudes que lhe possam comprometer a carreira e o futuro, sendo cada vez mais visivel que continua sob a alçada do Sr. Oliveira Pereira e que faz tudo o que ele lhe diz...
O Sr. está a perder ao longo dos anos os melhores profissionais da investigação criminal que conheci, os mais louvados e aqueles que lhe fizeram confidencias e o ajudaram em alguns momentos...
Não volte as costas às pessoas que conheçe e a quem reconheçe qualidades, pois são estes que fizeram de si e farão certamente um grande oficial de policia e da investigação criminal.
Deixe o lobby "Oliveira Pereira", e deixe de pensar na sua proxima nomeação que está na calha...

Anonymous said...

Essa de ela querer saber tudo para levar para algum lado, estaria a referir-se a levar para o padrinho maior da menina que, por acaso, é grande amigo e colega de curso do comandante e está na secreta?!
Se assim for é perigoso! É perigoso e recomenda cautelas com o que é dado a saber a essa unidade. Não vá acontecer que, a meio de qualquer cuidada investigação, apareça um daqueles relatórios da secreta, remetidos para tudo quanto é sítio, a expôr a matéria em investigação.
Trabalho é trabalho e conhaque é conhaque e costuma dar maus resultados quando se misturam...

Anonymous said...

"Essa de ela querer saber tudo para levar para algum lado, estaria a referir-se a levar para o padrinho maior da menina que, por acaso, é grande amigo e colega de curso do comandante e está na secreta?!"

Esta é forte!Presumo que possa ter alguma relação com o citado, mas também acho que o "plano" é mais ousado.O "tio" também concorda? Só os Homens Livres têm pensamentos livres para terem atitudes justas.

Anonymous said...

Para alguns comentadores a hierarquia, agora designa-se por lobby e dependência convinha que quem faz este tipo comentários confirma-se é pessoa estranha á casa ou não,se não for,está a mais.qual seria os instrutores que tiveram a EPP que frequentaram, no mínimo é estranho....