Sunday, January 11, 2009

108 / Fernanda inCÂNCIOquente

«Um polícia matou um rapaz. Em horas (minutos?), a versão DO polícia passou a versão DA polícia». Pergunta-se: porque não? Deveria ser, ainda que por dias, ainda que até trânsito em julgado, que não ofenderia ninguém. O arguido goza de presunção de inocência. Fernanda Câncio, cronista da revista notícia, aos domingos, e que também escreve no DN às sextas, espanta-se que a versão de polícias ajuramentados, representantes duma polícia nacional, armados, com meios postos à disposição pelo Estado, opinem e façam valer uma versão de determinados factos. Vai mais longe quando põe em causa a forma como foi recolhida a prova. Ela não sabe, talvez porque não lhe tenham dito, e então especula em torno de factos que ela entende estarem adulterados. Para ela não há presunção de inocência. Estamos a falar, para quem ainda não percebeu, do tal rapaz que levou um tiro na cabeça, a partir de uma pistola empunhada por um polícia, por um autêntico Orgão de Polícia Criminal. A crónica de FC no DN de 9 de Janeiro de 2009, sexta feira, é quase um manifesto, não contra a Polícia, mas contra todos os polícias individuais e sem poder de defesa. Para ela, o que lhe está entalado na garganta, é um polícia, uma pessoa singular, individual, trabalhando na polícia para a sociedade, para defender os bons, poder ser considerado inocente, repete-se, ainda que possa ser só até trânsito em julgado. O Facto, arrepia-a. Para ela, a praça pública deveria ter linchado o polícia. Deveríamos ter uma Grécia aqui em Portugal. Sr.ª FC, desculpe que lhe diga: por uma vez, aqui, neste blogue vai-se dizer exactamente o que nos vai na alma: para nós, para muitos de nós, foi um mitra que levou um tiro nos cornos e se fodeu!

19 comments:

Anonymous said...

só foi pena que a srª F.C.não tenha levado tb uma "azeitona"na cornadura.

Anonymous said...

Devem ser recalcamentos, alguma multa mal digerida, alguma ordem legal dada por um agente, mal aceite... Mas, temos de perceber que a vida de algumas pessoas não é fácil e têm de arranjar escapes para as suas frustrações pessoais... por exemplo, fazer de conta que se é marido de uma mulher lésbica, deve ser muito chato... ainda por cima, os polícias, por regra tradicionalistas e defensores da moral e bons costumes, não são apreciadores desses modernismos...

Anonymous said...

Estas pessoas,assim como muitas outras,que estão em lugares decisórios, não tiveram uma vivência do mundo real,em que vivem a grande maioria dos portugueses,a chamada escola da vida, limitaram-se a sair da casa da mamã ou do papã,para frequentar os estudos e vice-versa a entrar numa engrenagem,e pouco mais não conhecem outra realidade que não essa,motivo porque fazem certos comentários e tomam as decisões que sabemos.

Anonymous said...

cuidado que a dama parece ser próxima do "engenheiro" kim II

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Os jornalistas presentes no funeral do KUKU, que expliquem á Fernanda Câncio, porque levaram nos "couratos", desde o fotógrafo da Lusa até ao "camaraman" da RTP.Só lamento a dita não estar presente, para depois fazer queixinhas ao seu "namorado".Calaram-se todos os covardes dos jornalistas, comeram no lombo e calaram-se.Assim ficaram a perceber o quanto é difícil para as polícias trabalharem com este tipo de gente.Vamos dizer a toda a gente, que os jornalistas levaram porrada dos amigos do KUKU e que só faltou a Fernanda Cãncio denunciar tais barbaridades.

Anonymous said...

Cá pra mim...
Com o medo que os nossos governantes têm de tomar decisões acertadas a tempo e horas...parece--me que vão resolver o assunto num instantinho!
Da mesma forma que até agora fizeram:
-são os primeiros a lavar as mãos, deixando o pobre do Agente (todos nós) às mão da Imprensa.
E à Imprensa interessa empolgar este tipo de assuntos para entreter o povo até às eleições...
Está dado o mote para revolução,sem flores. (até que enfim)
Quer queiramos quer não, tambem iremos lá estar mas do outro lado da barricada...

Anonymous said...

Atitudes e acções em questão,vida pessoal privada e particular de cada um á parte.

Anonymous said...

Camaradas plicias quando votarem abram bem os olhos e não errem o alvo.

Anonymous said...

Quem devia ser responsabilizado pelas mortes, que inevitávelmente vão aumentar,a não ser que quem tem de combater o crime paralize,deviam ser os políticos e o poder judicial que tem fomentado e caucionado toda a espécie de desmandos,

Anonymous said...

''gente'', desta a quem se da o direito de escrever estas barbaridades, e esta sim tentar moldar as mentalidades criando juizos de valor acerca de uma situação que concerteza não conhece mas comenta.
esta ainda não foi enrabada por um qualquer manhoso, mas teve por certo um encontro com um POLICIA que não foi na cantiga e fez valer a lei portuguesa.
daí as frustrações visiveis e evidentes.
parabens a um jornal mediocre que permite que uma pessoa destas seja cronista e faça comentarios a seu belprazer.
Força a todos os policias que todos os dias fazem da vida deles a vida dos outros.
princiaplmente deixo uma palavra de amizade, que neste momento é pouco, aos intervenientes, muito por causa de ''gente como esta.

Anonymous said...

Camaradas policias não se amofinem com gente desta que expelem as frustações neste e outros tipo de comentários semelhantes. O Kim II deve andar distraído a "zelar" pelo povo e não "assiste" a dama

Anonymous said...

Essa srª.não passa de uma pérfida ,espero pelo dia em que será vítima dos algozes seus protegidos que tanto defende.

Anonymous said...

Só tenho pena que este mitra não fosse filho de um polícia! Aí é que era ouro sobre azul!

Devias ter vergonha de escrever um post destes!

Anonymous said...

Para o anonimo do dia 21;não sendo eu policia,sou sim filho e irmão de polícia,com muito orgulho.
Agora tú deves ser um grande bandalho,criado ao colo do bibi lá para os lados da casa pia,armando uns cacetes de erva da bosta dos cavalos,para vomitares um jato de melenas com um conteudo tão fecaloide.Nao venhas para aqui falares de assuntos de homens que te guardam as costas enquanto emprenhas pelo canal retal.

Anonymous said...

Para quê tanta maldicência do engenheiro KIM II, a ser verdade o que dizem quanto a possíveis luvas, num determinado empreendimento, este ao menos sacaria alguns milhões aos ingleses, com a vantagem de ainda terem urbanizado uma área degradada,aos contrário de outros defraudaram o erário público, com falências bancárias,e outrs maroscas, deviam estar calados, já que têm muitos telhos de vidro.

Anonymous said...

O que a sr.ª jornalista parece esquecer é que são estes profissionais que garantem que ela tem espaço para o seu direito à opinião pouco reflectida e para que o seu companheiro continue a brincar aos Governos...de vez em quando, corremos riscos!...e ela? Pode ser que um dia destes não precise deste agente para lhe guardar a porta...
Ela, como muitos outros jornalistas da nossa praça, vivem num mundo edilico, entre recepções, ginásios caros, fatos por medida, gravatas reluzentes, carros de alta gama, conspirações de corredor, e total ausência do mundo real.

Anonymous said...

...ah, falta outra coisa! Por favor não votem PS e na entourage que anda à volta desta corja - Sócrates, Min da Justiça e Min da Administração Interna.

Anonymous said...

Não pretendendo defende-lo numa coisa o Engenheiro tem razão, as carraças não o largam,por onde quer que vá, digo a propósito da visita a Melgaço, como sou de lá próximo e conheço muito bem as gentes,constactei que aquele espectáculo, protesto não foi feito pelos residentes nem nos concelhos vizinhos,foi encenado e para ali transposto género de antes do 25Abril os naturais não se reveem nem tem tempo para as artes circenses