Sunday, February 7, 2010

150 / Afinal...

A postura politica e oficial, em Portugal, sobre qualquer assunto 'incómodo' é falar dele o mais tarde possível. Depois fala-se como se não tivesse importância, tipo «quem canta seus males espanta!» Finalmente, perante a evidência, esquecendo todas as posições anteriormente assumidas, falam do assunto como matéria prima nova, assumindo posições de um pragmatismo que até impressiona. Se a situação for grave e catastrófica, há sempre um ministro para nos fazer entender a gravidade da situação. Se for para prender uns bandidos, há sempre uma farda para alimentar o espectáculo. O que não se esperava era que, depois do SIS dizer que, sobre a ETA em Portugal, nada havia a registar. Depois do MAI ter dito que, sobre a ETA em Portugal, nada havia a assinalar, a GNR faz o que faz? Vai e contradiz o que anteriormente foi dito descobrindo tonelada e meia de explosivos destinada à ETA? Como o caso é grave, mas de enorme orgulho pelo feito, quem falou foi o Comandante-Geral da GNR. Pergunta-se: Afinal há ETA ou não há ETA? É que se não se sabe, o melhor é criar silêncio, pois como se viu, não adianta fazer das palavras desejos, pois os factos aparecem, mais cedo ou mais tarde, a desmentir as palavras.
[NOTA FINAL: Não nos interessa saber como é que a GNR chegou ao local. O que interessa é que tenha chegado. Ficávamos mais contentes se soubéssemos que tinha sido o nosso sitema de informações a fornecer as orientações que deram origem ao trabalho. Não gostávamos nada de saber que já tinhamos sido ultrapassados pelos serviços de inteligência espanhóis]

13 comments:

Anonymous said...

Vou abrir os comentários. Se existirem "atoardas" da minha parte não interessa. É simplesmente a minha opinião.
Vejo neste caso um Ministro "basófias". Este é o seu campo. Desmente o indesmentível. Ao elogiar as forças de segurança nas mais variadas operações com sucesso são como que presentes "envenenados". Nós Forças e Serviços de Segurança, necessitamos de apoio SEMPRE. Estamos fartos de apoio moral.
Queremos apoio material para assim prestarmos um melhor serviço à comunidade que paga os seus impostos e que merece da nossa parte as devidas contrapartidas. Fala-se em fábrica de bombas. Com a crise que há de emprego não seria este o modo de diminuir o desemprego? (estou a brincar)

Serpico said...

Julgo que aqui o Políciadas foi ingenuamente pretensioso ao desejar uma coisa especialmente dificil de acontecer: que tivessem sido os nossos serviços de informações a terem detectado a presença dos etarras no nosso país. E falhou porque depreendeu que nós tivessemos de facto um verdadeiro serviço de informações. Não temos. O que temos é apenas um "faz-de-conta que temos". A culpa não é dos seus membros, pois mesmo que estes tivessem sido treinados pela CIA ou em Israel, continuariam com as mãos atadas. O ambiente político e jurídico português actual não permite que seja quem for que esteja no SIS mostre serviço de qualidade.

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Boa tarde.

Acerca do assunto em apreço e correndo o riso de estar enganado, li algures que teria sido uma vizinha dos suspeitos que detectou movimentos estranhos na residência e alertou a GNR. Ora, a confirmar-se fico preocupado. Afinal de contas, nestas alturas coloca-se em causa a funcionalidade do SIS, para que servem e onde andam, a não ser que a "velhinha" pertença ao efectivo.:)

É uma realidade com a qual temos de estar preparados para lidar, pois julgo que já lá vai o tempo em que éramos um País de brandos costumes. De qualquer forma, quero aproveitar para dar os parabéns à GNR pelo excelente trabalho, justificando assim, a confirmar-se, a diferença orçamental atribuída pelo Estado entre esta força e a PSP e cuja tabela me chegou por mail. :D

Cumps

Anonymous said...

No estado de inoperância em que se encontram as forças e serviços de segurança,o que não significa que não deixarão de fazer o que tiver de ser feito, não creio seja possível concluir se de facto a ETA, está ou não, instalada em Portugal,mesmo que se saiba,com a legislação que existe no país,dava o mesmo resultado que com os piratas que sequestram navios, só falta servir-lhe um chá , levá-los a casa e pedir desculpa pelo incómodo.

Anonymous said...

É só abrir os olhos.
Os serviços secretos espanhóis não brincam.
Planta-se o cenário e obriga-se a atenções nunca antes descodificadas por quem de direito.
Há quem plante couves, batatas e nabos.
Há quem plante outras coisas!!!!
É tão óbvio..........
Pasmai senhor, pasmai.
Navegar ao sabor da onda não custa, custa é cavalgar a onda.
Saudações policiais.

Anonymous said...

Será que o povão, ou melhor aquele que paga, sabe que afinal a GNR tem o dobro, senão mais, do orçamento da PSP, estando esta responsável pelas áreas urbanas deste País, ao passo que aquela se vai passeando nas zonas rurais. Pois se sabe, ficou agora mais descansado, afinal trabalharam, em função do que lhes pagam...

Anonymous said...

Pois!!! Tenham sidos os espanhóis, tenha sido a vizinha, tenha sido a dona da imobiliária (conforme vem noutros orgãos de comunicação), tenha sido a GNR com a sua "brilhante" actuação, uma coisa é certa e só não vê quem não quer - ETA's, Al'Qaida's e afins passeiam-se por cá como querem e bem lhes apetece. A diferença está nos operacionais mais "tótós" que se deixam apanhar. Se cá estavam, sejam lá eles quem forem, vão continuar....

João Carreira

Anonymous said...

Há aqui uma falsa história e um deslumbramento por parte da GNR e MAI que não se justifica porque o problema da ETA e do reino de Espanha não nos diz respeito. Por isso pergunto-me: se foi descoberto 1 possível laboratórios quantos mais não existirão por aí? E porquê em Óbidos, mesmo ao lado de uma pedreira e numa zona residencial quando há imensas zonas «escuras» no interior norte e no Alentejo?!...

Anonymous said...

Bruno Lameiras

Bem, confesso que não percebi com certeza qual a ideia do Anónimo 2010 2:31 PM, contudo e no seguimento do que me deu a entender, não concordo com a teoria que prolifera muito por ai, ao afirmar-se que "a GNR trabalha mais que a PSP".

A GNR há algum tempo que adoptou um sistema de “charme” junto da população. Confesso que não concordo nem discordo, não tenho opinião formada a cerca do assunto.
Não tenho é muitas dúvidas de que a apreensão de um canivete por parte da GNR da capa dos jornais diário. Não sei de quem é a culpa, se das chefias da PSP se das relações públicas dessa Instituição ou até se essa ausência de conhecimento do trabalho feito é propositado.

(não estou aqui a por em causa o trabalho da GNR, apenas estou a constatar um conjunto de factos)

O facto é, que se abre o jornal e lê-se constantemente “GNR fez isto e aquilo”. Acerca da PSP, normalmente lê-se notícias relacionadas com ligações de ovelhas negras ao mundo do crime.
Lógico é, que quem lê isto diariamente faz determinados juízos de valor muitas das vezes desfasados da realidade.

Acerca do orçamento… tenho opinião mas guardo-a para mim.

Cumps

Serpico said...

Uma coisa é indignarmo-nos pela diferença de orçamentos entre a PSP e a GNR e com quem consentiu essa diferença; já outra coisa é andar a dizer que a PSP deveria ter tido mais porque a GNR "se vai passeando pelas zonas rurais".
O que estará porventura mal será a PSP ter tido menos e não o facto da GNR ter tido mais orçamento. As pessoas que vivem nas zonas rurais valem tanto como as pessoas que vivem nas zonas urbanas e como tal merecem (tal como as populações urbanas) mais e melhor Polícia. A GNR tem sabido "angariar mais fundos para a sua causa". A PSP não.
Mas ao "desejar o mal" à GNR e a dizer que nós (PSP) merecemos mais do que eles (GNR)passa para a opinião publica a imagem de que não passamos de uns invejosos queixinhas.

Anonymous said...

a GNR tem feito lindos e enormes serviços deve realmente levar os louros todos ..... quanto ao orçamento ser maior que o da PSP deve-se ao facto das nossas chefias (oficiais) estarem BEM SENTADOS EM LINDOS GABINETES e nao puxarem nada para a PSP.

Anonymous said...

Alguém me explica porque é que o Portal da Segurança só tem notícias da GNR?

link: http://www.portalseguranca.gov.pt/

Anonymous said...

Obviamente que o orçamento da GNR tem que ser maior, esta FS tem mais 5000 servidores do que a PSP e uma máquina logística muito mais pesada!