Tuesday, October 28, 2008

96 / Estava à Toa na Vida e o Meu Amor Me Chamou

A situação não é nova. Ainda no último post se falava disso. Há uma crescente disponibilidade para os nomeados tenderem a dar nas vistas, sobretudo pelos piores motivos. Mário Mendes, Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, se o pensou, não devia ter dito. Dizendo-o, deveria ter pensado nas consequências. Agora, vir dizer, que estava na praia, que havia sol a mais na altura que aceitou o cargo… A ligeireza com que se fazem certas afirmações, deveriam desde a primeira hora ser escrutinadas: «Ai estava na praia? Estava ao sol? Então volte para lá! Está demitido!» Era assim que avançávamos. Era assim que evoluíamos. Mas não. Fica tudo na mesma. Mas, não contente, põe em marcha as suas intenções: uma polícia unificada! Bem, não é bem unificada, é só uma tutela única. Pura fantasia!!! Depois, há zonas da cidade de Lisboa que evita. Mais uma vez se o pensou, não o deveria ter dito. Se o fez poderia ter ficado calado. Um ponto positivo nas suas afirmações: «A Polícia perdeu a rua». É verdade. Mas porque alguém, há muito tempo atrás, perdeu o juízo.
(E, se alguma vez este país foi alguma coisa, foi de velhos e certamente não é para velhos.)

26 comments:

Anonymous said...

O SR.DR. Mário Mendes não defende uma polícia única, ao contrário dos sindicatos, defende segundo percebi uma tutela única, que é bem diferente como é fácil perceber.Quanto ao facto da Polícia perder a rua, é a mais cruel das verdades mas, os culpados quanto a mim, são as lideranças idas e actuais por incompetência operacional para combater o fenómeno que conduziu ao actual estádio da criminalidade.A área de operações dentro desta casa é vital, por isso é fundamental que o seu preenchimento seja sempre pelo melhor dos melhores devidamente apoiado pela estrutura de comando envolvente.Como os meios são os que temos, é primordial importância saber usar a inteligência que existe nesta casa.Se o SR.DR. Mário Mendes fizer "pressão" para que os lugares sejam preenchidos por competência e só por competência, consegue a melhor reforma que esta casa pode almejar.Li com atenção a entrevista do SGSI e não me parece que tenha dito nenhuma mentira, acredito é que tenha posto em inquietude detentores de alguns títulos.

Anonymous said...

Pela entrevista deste Senhor, momentaneamente, lembrei-me do, entretanto falecido, Juíz Desembargador Branquinho Lobo...
Mas, o Dr. Mário Mendes, tal como este, também tem virtudes e também consegue ver algumas realidades - "a Polícia perdeu a rua". E eu acrescento - e continuará a perder!
Até porque, não é na rua e na actividade operacional que a Polícia mais aposta ou investe pois, se não vejamos:
- onde estão as piores instalações?
- onde estão as piores viaturas?
- qual o vencimento de um subintendente, comandante de uma divisão operacional com 500 ou 600 Homens? E qual o de outro subintendente, chefe de uma divisão na DN com não mais de uma dúzia de Homens?
Acho que nem é preciso ser polícia para saber as respostas...

Anonymous said...

Praia, qual Praia? Que mania de falar da praia. Porque é que se está sempre a atirar a praia á cara das pessoas? Será por causa da areia? É que a areia nos olhos, turva a visão! Eles falam falam e não dizem nada. Isto nunca esteve tão bom. Agora até temos licenciados com cursos da treta a concorre à Polícia para depois dar o salto, querem melhor? Trabalhem, desunhem-se, deixei de andar nas tascas. deixem de andar a passear as namoradas nos gratificados. Estejam atentos ao vosso serviço em vez de estar a jogar no telemóvel ou na treta com a menina da loja. Sejam profissionais, apareçam, mostrem-se e então aí talvez começemos a ganhar alguma coisa.

Anonymous said...

Muito se tem escrito sobre a policia e os polícas. Deixo umas dicas para um verdadeiro profissionalismo policial: limitar a acção da policia a funções especificas, formação especializada do pessoal;criação e implantação de um plano de carreira;prioridade dada à competência na atribuição de promoções, critério que deve prevalecer sobre a antiguidade na escala,existência de um código de ética profissional.A policia tem necessidade dum planeamento, da coordenação e da avaliação das suas actividades. Os objectivos da policia devem corresponder às necessidades da comunidade, serem flexíveis, realizaveis e mensuráveis. A policia deve participar no planeamento conjunto com os demais serviços policiais do país e com as instituições governamentais interessadas nos problemas relacionados com as as actividades das forças da ordem.Que tal?

Anonymous said...

A polícia perdeu a rua! Falta de instalações e de viaturas! Remuneração de Subintendentes! Operações/Planeamento e acrescento a Logística, meus caros. A verdadeira força de um exército não está só na massa humana, no volume dos seus músculos, mas sim na Logística. Não foi de ânimo leve, que pela primeira vez um Oficial nos EUA foi promovido a General porque o seu papel como Comandante da Logística numa guerra em que os EUA entraram foi decisivo. Logística não é contar canetas nem lápis nem tão pouco e unicamente preocupar-se com uma central única de compras, mas sim prever o futuro olhar para lá do horizonte, saber o que de facto é necessário e o que é acessório.
Será que só os Subintendentes comandantes de Divisão precisam de maior vencimento? De que serve ser Subintendente se não tem de facto formação superior adquirida em qualquer das faculdades ou institutos superiores portugueses ou estrangeiros?E as bases? O “descaminho” onde é mais facilmente aliciável não é nas bases?
Porque razão um Oficial tem que saber tudo, afinal o ISCPSI não é um Instituto técnico e especializado só em matéria policial? E a componente recursos humanos, administração e logística? Também terá que ser do pessoal do ISCPSI? Não me venham com o sentido de missão policial!
Falta de viaturas? Porquê? Já contabilizaram quem de facto deve ter direito ao uso de viatura oficial de serviço? Já contabilizaram as que sobram e quem as utiliza?
Quem é que perdeu a rua? A polícia judiciária? As outras não me parece, vemos a GNR com operações, a PSP com OPS STOP diárias, etc. Mas será que a PJ tem que andar na rua? A Investigação criminal não é feita com presença nem visibilidade, muito pelo contrário é mesmo com acções encobertas, a visibilidade é para as polícias com uniforme.
Quanto ao código de ética e conduta, meu caro todas e repito todas as polícias portuguesas, tem um código e bem elaborado.
Dê-se o benefício da dúvida a quem acabou de chegar, mas que o “Rei vai nu, aí isso vai”.
Zé trolha

Anonymous said...

October 29, 2008 11:56 AM
Zé trolha:
A Logística é importante, claro que é, mas as operações é que dizem á logística o que necessitam para o sucesso da mesma.A montante, já a pedido das operações ,as informações, recolheram e analisaram o maior número de dados para que as operações tenham sucesso.A investigação criminal é outro assunto.
October 29, 2008 5:45 AM--clap, clap, clap, clap.Claro que é utopia porque os políticos não querem ou não sabem.
Com tudo isto parece-me que alguma coisa vai mudar.
A propósito um novo IGAI está a chegar porque o homem das cowboyadas vai recolher ao "convento" da vida.

Anonymous said...

Leiam:
http://diario.iol.pt/sociedade/crime-ultima-noticias-portugal-diario-relatorio-seguranca-inseguranca-oscot/1007438-4071.html

Anonymous said...

E depois dizem mal dos verdes, aqui deixo uma citação a que o post anterior se referia: (...)
«Polícias na linha da frente da morte»

«Eles [os polícias] são pessoas que estão na linha da frente da morte. Eles têm que arriscar a vida para defenderem a nossa segurança. O que significa que têm de saber exactamente quais as regras de empenhamento. Ou seja, o que podem fazer. Não pode acontecer fazerem uma perseguição e depois terem um processo disciplinar. Isso não pode ser», explicou o general Garcia Leandro.

O relatório defende ainda que a investigação criminal, o Ministério Público e os tribunais sejam dotados «dos meios materiais, humanos e processuais necessários para actuar com eficácia e tempo útil». Ou seja, os tribunais devem ter «uma acção mais eficaz, tomando decisões que punam os culpados, ajudando à dissuasão e evitando o sentimento de impunidade que provoca o efeito de mimetismo para os eventuais criminosos».

Garcia Leandro defendeu ainda uma coordenação ao nível dos ministérios. «A coordenação da segurança não pode ser estanque». Defesa, Negócios Estrangeiros, Justiça e Administração Interna têm de «trabalhar em conjunto».

Anonymous said...

Vejam o meu post de 29OUT. É tão fácil.!

Anonymous said...

Querem uma polícia eficiente,o expoente maximo dos politicos e da democracia em portugal com a celebre frase "ò homem desapareça "deu um belo contributo para a sua operacionalidade e um exemplo da simpatia, respeito que nutre por estas e por quem as serve.

Anonymous said...

A tropa mandou um recado ao governo, o relações publicas foi o Ex-Chefe EMFA Generalíssimo Loureiro dos Santos, um General com H maiusculo, re-vejam a entrevista ao diga lá excelência, ou leiam o público, publicidade à parte.

Anonymous said...

Aqui a coluna anda demasiado"feita" á cadeira do poder.Nem os sindicatos nos defendem.Onde está o dever de lealdade no sentido descendente?

Anonymous said...

Aqui, na PSP, os sindicatos, ou melhor, as direcções dos sindicatos, defendem-se a eles próprios. Se há coisa que este DN sabe fazer bem é lidar com essa gente. Coloca-os em boas funções para os deixar satisfeitos e de modo a perceberem que, se não se portarem bem e forem incomodativos, têm algo a perder... Veja-se as funções que desempenham...

Anonymous said...

Principalmente a direcção do Sindicato dos oficiais oriundos do Instituto.Estão todos quentinhos.Por isso cuidado rapaziada, quando alguns oficiais falarem podem estar a fazê-lo em proveito próprio, como sindicalistas, claro está.Aproveito para saudar o sucesso da última operação na Quinta do Mocho.

Anonymous said...

Quem não sabe ser caixeiro fecha a loja. A rapaziada estando aconchegada tudo o resto bate a bola baixo.

Anonymous said...

Há aqui comentadores, que como está na moda dizer agora,é só conversa do bota abaixo, por não estarem ao nível de quem criticam,não fazem uma crítica construtiva,se quiserem progredir na carreira ascender a algum lugar ,deviam fazer alguma coisa para tal mas não, têm prazer da-lhe satisfação,alimentam o ego dizer baboseiras descabidas e sem fundamento sobre os outros, embora isso não lhe vá resolver probelema nenhum

Anonymous said...

"November 8, 2008 8:22 AM"
Olhe que não Dr, olhe que não.
Compete a quem ocupa determinados lugares, trabalhar bem em prol da Instituição PSP e não ser só "yes man".Da crítica se faz evolução e faz parte da higiene mental dos homens livres.
Como é que sabe que são "baboseiras descabidas e sem fundamento"?

Anonymous said...

lendo o que aqui se vai dizendo

Anonymous said...

Tenho apreço por este forum,por aqui todos exporem os seus pontos de vista,acerca dos mais diversificados temas: Porém, há comentadores,que denotam uma indisfarsável apetência tal é a persistência em pôr em causa a cadeia hierárquica na psp, o afinco com que o fazem,quais lanças cravadas em Àfrica, possívelmente com este propósito, causam perplexidade e apreensão, atendendo que este é um modus operandi,são velhas tácticas,já muito conhecidas utilizadas por algumas forças partidárias, com interesses e objectivos bem definidos em que se tornaram especialistas. Actualmente é incompreensível, desprestigiante, acho mesmo execrável,que haja elementos com tal comportamento, estejam reféns na defesa de interesses obscuros se prestem ser actores para representar o papel numa comédia de tão baixo nível,não honrem o compromisso que assumiram,servir a causa pública,e a sua divisa Pela. O. e Pela. P. ( Saudações.Ag.

Anonymous said...

No comentário anterior esqeci mencionar alem do interresse na critica destrutiva de forças com interesses obscuros há outras com intereses pouco claros ....

Anonymous said...

"November 9, 2008 5:34 AM"
Então Vc acha que está tudo bem ou faz parte do grupo dos visados, não é?
Se não concorda com as críticas diga porquê!
Assim ficamos a conhecê-lo rapidamente.
Como alguém disse para aí: é só "recadeiros"......

Anonymous said...

???...!!!

Anonymous said...

Ninguém disse que tudo está bem, nem que discorda da crítica em geral,é que há críticos e críticas pode haver discordância que seja feita na praça pública e na forma de lavagem de roupa suja entre vizinhas desavindas tendo como mote: competentes e incompetentes, em que os competentes somos sempre nós e com uma troca de lugares o assunto ficava resolvido.Quanto a ser visado só lhe posso dizer ter pertencido ao escalão mais baixo.

Anonymous said...

"November 10, 2008 6:14 AM"
Ainda estão por cá alguns de cavalaria, com botas e prontos s serem bajulados.Sirva-se á vontade cavalheiro.

Anonymous said...

Não comento casos do foro patológico não é a minha especialidade, remeto o caso para a instância adquada . J M.

Anonymous said...

Há comentadores,embora eu não pertença nem tenha procuração para defender ninguém,devem ter algum trauma de infância, posso até dizer-lhe que no tempo que lidei com cavalaria infantaria sempre me trataram com o devido respeito e vice-versa, o que já não direi em relação a algumas outras pessoas. Possívelmente só gosta da cavalaria vinda dos lados de Santarem ...