Monday, April 28, 2008

64 / Last Man Standing

Da tradução do título «Último Homem de Pé», refere-se a um filme de um indivíduo condenado à morte. Salvaguardadas as distâncias, é a imagem que aparece quando se sabe que um homem isolado, polícia, numa Esquadra de Polícia, num centro de uma cidade, foi agredido. Ele e o indivíduo que se encontrava a apresentar queixa. Por uma dezena de outros indivíduos que entraram pela Esquadra adentro. E foram-se embora. Não foi o primeiro caso, mas da forma como a imprensa anda assanhada, cheira que venha daí borrasca. E ainda bem, pois há já muito tempo que se vem alertando que extinguir a Patrulha n.º 1 não só é vergonhoso, como perigoso. Vergonhoso, pois se não conseguimos ter um representante mínimo à nossa porta, de que adianta mandar efectivos para as portas das escolas, efectivos a executar mandados judiciais ou a dar protecção a solicitadores de execução que ganham numa tarde mais do que um polícia num mês? Perigoso, porque o resultado está à vista. O mais chato no meio disto tudo é, mais uma vez, um dirigente sindical, vir em directo para a rádio, dizer que todas as esquadras são assim; e que lá dentro há armas e munições. Obrigado Sr. Ramos. Com amigos assim não precisamos de inimigos.

10 comments:

Anonymous said...

será que há assim tantas armas numa esquadra??? e mesmo que houvesse quem poderia impedir um bando de gente de invadir uma esquadra? nem mesmo que o sentinela(caso houvesse) estivesse armado com a centenária "beretta", o mais provavel era dar um tiro nele próprio ao tentar usá-la.
Mas a questão de fundo,é mesmo o facto de não haver patrulhas. o chamado policiamento de proximidade, a quantidade de impedidos, e haver quase tantos oficiais como agentes contribui para isso.

Anonymous said...

As esquadras deviam estar de porta fechada para mais facilmente se controlar quem entra, deviam ter video-vigilância para dentro e para fora. No edificio da PJ tambem se entra assim? ou num posto da GNR???

Anonymous said...

O Sr.Ramos calado é um poeta!!!!
Não se diz "sotoque",mas sim sotaque.A Srª comissária Nery,deveria usar melhor a inteligência para bem da Instituição,ou será que alguém mandou? --será que ninguém resiste ás camaras e holofotes? Com esta estratégia vamos longe,vamos...........

Anonymous said...

No fundo, seria importante pensar da falta de coragem dos ilustres pensadores e estrategas desta casa relativamente ao desmesurado número de impedidos que por aqui existem e que regra geral ninguém sabe o que fazem.

Eles são impedidos nas oficinas, nas messes, como motoristas de tudo e mais alguma coisa, nos acessos ás escadas…

Em boa verdade o que não falta são polícias nesta casa, outra coisa é a irresponsabilidade assumida de quem manda, porque não vê, não quer ver e não sabe ver…é a incompetência total .

Anonymous said...

"...haver quase tantos oficiais como agentes..."

??????

Que desconhecimento total...

Anonymous said...

média por curso de agentes: 800 a 1000

média por curso de oficiais: 15 a 40

...

Anonymous said...

basta ler as ordens de serviço todos os dias e ver a frequência com que são lançados novos cursos para oficiais de topo

Anonymous said...

Para o Abril 29 11:03--Quem escreve assim o que pensa,não pode nunca ,ser um agente de polícia operacional,dado que não pode estar de acordo com o que foi dito sobre o assunto,em virtude de pôr em causa a segurança dos verdadeiros operacionais.Em relação a estratégia se estiver ao meu nível,poderemos falar!!!!

Anonymous said...

Por acaso estavam lá dois elementos,tanto quanto sei.O que o 2º elemento estava a fazer compete ao outro explicar.Quem não sabe dançar não vai para o baile............

Anonymous said...

Em relação a estratégia se estiver ao meu nível,poderemos falar!!!!

Só faltava ser um estratega, de nivel, dos sindicatos... ou então um ilustre iluminado.